AparecidaBrasilNotícias
Tendência

Pesquisa da UFG identifica que mensagens podem ajudar a controlar a pressão arterial

Grupo que recebeu mensagens capazes de estimular bons sentimentos teve melhora expressiva na saúde vascular

Um estudo da Universidade Federal de Goiás mostrou que mensagens que estimulem bons sentimentos podem auxiliar no controle da pressão arterial. A pesquisa foi realizada por meio de voluntariado, com 100 pacientes da unidade de tratamento de hipertensão da universidade.

Os pacientes foram divididos em dois grupos: o que recebeu os estímulos e o que não recebeu. No final, os resultados comparados apontavam que o grupo que recebeu as mensagens obteve queda na pressão arterial e melhora na saúde vascular, equivalente ao efeito de um medicamento regulador da pressão. Já o grupo que não recebeu as mensagens, continuou a mesma.

“Estimulamos por meio de mensagens por WhatsApp os temas da gratidão, perdão, otimismo e propósito de vida. Fizemos avaliações de diversos parâmetros de saúde vascular”, explicou a cardiologista Maria Emília Figueiredo Teixeira, principal pesquisadora do estudo.

Ao longo do estudo, todos os voluntários continuaram com os hábitos que tinham e a medicação que tomava antes da pesquisa, de modo que esses não foram fatores que alteraram ou interferiram nos resultados obtidos, explicou Maria Emília.

“Fizemos a medida da pressão do grupo controle e do grupo intervenção. No grupo intervenção houve uma queda de pressão de 13 para 12 por 8. Parece pouco, mas é o que muitos medicamentos conseguem fazer isoladamente e é mais do que a prática de exercícios ou a redução do sal da dieta consegue fazer”, detalhou a cardiologista.

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo