Neste sábado, 14, no Papillon, Agenda Aparecida 2050 vai discutir saúde pública
A entrada é gratuita. Qualquer pessoa pode participar dando sua contribuição para melhoria da saúde e de áreas como segurança, educação, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico
No próximo sábado, 14, acontecerá a 3ª edição do fórum Agenda Aparecida 2050, que vai falar de saúde pública. Todos os moradores da cidade, especialmente da região do Papillon Park, estão convidados a participar do evento a partir das 8h, na faculdade Fanap.
A entrada é gratuita. Qualquer pessoa pode participar dando sua contribuição para melhoria da saúde e de áreas como segurança, educação, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico.
A instituição fica localizada na Avenida Pedro Luiz Ribeiro, Chácara Santo Antônio, Gleba 04-A, Conjunto Bela Morada, em Aparecida. Todas as pessoas que acompanham o evento recebem um certificação de participação.
O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, estará no fórum para dialogar com a comunidade. Ele participará de uma mesa redonda às 8h30, ao lado da doutora em enfermagem e mestre em atenção à saúde da PUC Goiás, professora Adenícia Souza.
Iniciado em novembro passado, o projeto Agenda Aparecida 2050 buscar fazer um planejamento estratégico para dar suporte às decisões da Prefeitura de Aparecida na administração da cidade nos próximos 30 anos. Ou seja: pensar o futuro de Aparecida.
As sugestões da comunidade são anotadas durante as mesas redondas e os grupos de trabalho formados logo após as palestras de abertura. Neste sábado, as atividades nos grupos de trabalho vão começar às 10h e se estenderão até o meio-dia.
Participam dos grupos de trabalho pessoas da comunidade em geral, pesquisadores de instituições de ensino superior e especialistas de várias áreas de estudo. Sempre no final de cada fórum é formulado um documento com as informações sobre demandas identificadas e soluções propostas para as situações emergentes.
Pesquisa nos bairros
Antes de cada fórum, a região escolhida para sediar o evento é contemplada com uma pesquisa feita pelo Instituto Fortiori. Profissionais da entidade entrevistam moradores para diagnosticar o perfil da população e as principais demandas da região nas áreas do desenvolvimento econômico, saúde, educação e segurança, entre outros. As questões apontadas na pesquisa são colocadas em discussão nos grupos de trabalho.
A Agenda Aparecida 2050 é uma realização do Grupo Jaime Câmara e conta com o apoio e engajamento da Prefeitura de Aparecida, Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico (Codese), Conselho de Associações de Moradores de Aparecida de Goiânia (Camap), Sebrae Goiás e das instituições de ensino superior Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Faculdade Alfredo Nasser (Unifan) e Faculdade Nossa Senhora Aparecida (Fanap).
Programação
8h – Recepção e credenciamento
8h30 – Exposição de especialistas
Prof. Adenicia Custódia Silva e Souza
Doutora em enfermagem e mestre em atenção à saúde da PUC Goiás
Dr. Alessandro Magalhães
Secretário municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia
10h às 12h – Grupos de trabalho
Tema 1: Desenvolvimento econômico
Atividade econômica, comércio, empresas e indústrias; geração de emprego, qualificação profissional e tecnologias.
Tema 2: Sustentabilidade socioambiental
Espaço de convivência, danos ambientais, áreas de preservação, recuperação de áreas verdes, limpeza urbana, resíduos sólidos e saneamento básico.
Tema 3: Ordenamento territorial e gestão urbana
Uso do solo e habitação, infraestrutura, equipamentos públicos e sinalização.
Tema 4: Mobilidade e acessibilidade
Meio de transporte e transporte coletivo, acessibilidade.
Tema 5: Desenvolvimento sociocultural
Cultura e educação, saúde, segurança, inclusão social, esporte e lazer, etc.