Brasil
Tendência

Na semana da Black Friday, Correios anuncia greve

Paralisação envolve “40% do efetivo nacional da empresa e 60% do fluxo postal do país“

Os sindicatos dos Correios das cidades de São Paulo e Bauru (SP) e dos estados do Rio de Janeiro, Tocantins e Maranhão, representados pela Findect (Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios), anunciaram nesta quarta-feira (22) decisão de paralisação por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira (23), véspera da Black Friday.

A greve foi definida como resposta ao que a federação chamou de recusa dos Correios em resolver questões relacionadas à assinatura de acordo coletivo.

O anúncio ocorre um dia após os Correis divulgarem que devem oferecer descontos de até 30% para envio de encomendas durante a Black Friday, uma das datas mais movimentadas no varejo nos últimos anos.

A Findect afirmou que a paralisação envolve “40% do efetivo nacional da empresa e 60% do fluxo postal do país”. Atualmente há 36 sindicatos de trabalhadores dos Correios no Brasil.

“Um ponto crucial é a não incorporação de R$ 250 ao salário-base, uma afronta direta aos trabalhadores que contradiz o que foi negociado na mesa de negociação coletiva”, afirmou a entidade em comunicado à imprensa.

“A proposta de pagamento desse montante em ‘passos’ não apresenta benefícios concretos e coloca em risco a estabilidade financeira da categoria”, acrescentou a Findect, citando ainda a não realização concurso público pelos Correios.

Procurado, os Correios ainda não se pronunciaram sobre o caso.

 

*Folha de S. Paulo

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo