Notícias

Rogério Cruz cumpre agenda extensa no Dia do Trabalhador

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, dedicou o Dia do Trabalhador, no último sábado, 1º, para realizar visitas a projetos sociais, obras e espaços públicos e participar da inauguração de uma feira comunitária na Vila Romana, região leste da cidade. Pela manhã, ele participou do lançamento da campanha Maio Amarelo, que visa a conscientização e prevenção de acidentes no trânsito.
Acompanhado pela secretária de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Cristina Lopes, Cruz visitou as obras de uma escola municipal no Setor Faiçalville I, na região sudoeste. Além de solicitar o acompanhamento do projeto, o prefeito determinou de imediato a plantação de árvores na praça que sedia a obra para que a população tenha um espaço arborizado para a prática de esportes e lazer.
“Um espaço bonito deste tem papel importantíssimo no nosso projeto de tornar Goiânia a cidade mais verde do mundo. Aqui será ponto de encontro das famílias aos fins de semana e um local de sustentabilidade”, afirmou. A primeira-dama de Goiânia, Thelma Cruz, que participou de toda a agenda, ressaltou a importância de os novos parques contarem com brinquedos acessíveis para que as crianças aprendam o valor da inclusão.
No Parque Terezinha da Costa Ferreira, na Vila Romana, Thelma voltou a mencionar o cuidado com as crianças e, de forma especial, a força das mulheres que idealizaram a feira comunitária. “Aqui eu vejo mulheres que assumem o seu lugar de protagonismo, que saem de suas casas para projetar o empreendedorismo com artesanato de primeira qualidade, produtos de higiene e deliciosas comidas. Não vamos falar de micro, mas de grandes empreendedoras que mudam a realidade de suas famílias.”
Cruz destacou a força da população negra e se colocou à disposição da comunidade para apoiar o empreendedorismo. “As secretarias de Economia Criativa, Direitos Humanos, toda a nossa estrutura, estão de portas abertas para vocês. Contem com esta administração para avançarmos”, garantiu o prefeito.

Social
Uma das pautas de destaque na gestão do prefeito Rogério Cruz, o Social, tomou a maior parte da agenda. Cruz conheceu o projeto social ‘DESD’, comandado pelo Sensei Divino, na região noroeste da cidade, que assiste crianças e jovens de baixa renda sem apoio governamental. “Iniciativas como estas, que cuidam e ensinam as crianças por meio do esporte, merecem o olhar do poder público. Quando ocupamos as crianças com atividades saudáveis, na realidade estamos criando indivíduos com valores nobres”, enfatizou o prefeito.
No Conjunto Riviera, o prefeito vistoriou, junto ao secretário municipal de Esportes, Álvaro Alexandre, o andamento das obras do complexo esportivo que terá o primeiro campo de futebol público com grama sintética. O local, que está em fase de conclusão, ainda terá campo de areia, playground, academia ao ar livre e espaço para a prática de zumba, atividade de treino funcional que mistura elementos da dança.

Prefeitura prevê maior eficiência com ampliação de Contratos de Resultados

A Prefeitura de Goiânia vai ampliar a metodologia de gestão conhecida como Gratificação por Desempenho Institucional (GDI). O modelo consiste em retribuir aos servidores bons resultados organizacionais alcançados por meio de metas estabelecidas previamente em um Contrato de Resultados.
Na prática, o Modelo de Gestão por Resultados compreende a padronização, modernização e desburocratização dos atos, procedimentos e serviços da Administração Pública Direta e Indireta, por meio de cumprimento de metas e resultados voltados ao interesse do cidadão. Assim, será implantado um Contrato de Resultados e o líder do Executivo poderá definir as metas para a administração com indicadores que serão monitorados.
“É uma forma de fazer mais e ter mais eficiência do recurso público, uma vez que os servidores que aderem ao contrato de resultado se comprometem a realizar 40 horas de serviço e não fica permitido pagar hora extra para esse servidor”, explica a diretora da Unidade Estratégica do Escritório de Prioridades Estratégicas da prefeitura, Emília Lucy Marinho. Nesta primeira etapa, 14 secretarias irão fazer parte do modelo, que alcançará 4.791 servidores. Ao longo da atual gestão, as demais secretarias também poderão aderir ao formato.

Concessão da GDI
A concessão da Gratificação por Desempenho Institucional (GDI) ao servidor será condicionada a atingir as metas contratualizadas. O valor será definido através do percentual obtido na apuração do Desempenho Final da Contratada, que, neste caso, é a gestão municipal, e do percentual obtido pelo servidor em uma Avaliação de Desempenho Individual no período avaliado. Em 2015, quando foi implementado um primeiro modelo de GDI, apenas seis secretarias aderiram ao modelo. Na época, pouco mais de 1 mil servidores foram beneficiados com a iniciativa.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo