Aparecida

Cimehgo prevê fim do frio intenso em Aparecida e Goiânia para semana que vem

A previsão do tempo para os próximos dias em Aparecida de Goiânia inclui manhãs frias e tardes um pouco mais quentes. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo), isso tem a ver com a gradativa redução de uma massa de ar polar. “A massa de ar polar perde gradativamente a intensidade e as temperaturas mínimas ficam amenas pela manhã e umidade relativa do ar em declínio no período da tarde”, aponta o relatório. Além disso, o prognóstico para este final de semana segue com tempo estável e sol.

Ao Diário de Aparecida, o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás (Semad), André Amorim, explicou que de manhã as temperaturas estarão mais baixas e elas vão esquentar ao longo do dia. “Semana que vem essa massa de ar polar já perdeu intensidade, mas o friozinho ainda fica só de manhã mesmo, com variação da temperatura entre 15ºC e 30ºC.

O pessoal sai de blusa, mas depois a gente chama de efeito cebola. Começa o dia empacotado, mas depois ele já vai retirando essas blusas durante o dia, porque aí o sol vai estar bem quente. O detalhe que nós estamos chamando atenção é para por conta da umidade do ar que vai estar bem baixa”, alerta.

Essa semana, Goiás registrou a menor temperatura da história desde 1988. Em Jataí, na região Sudoeste, moradores enfrentaram -1°C, o que, segundo produtores rurais, prejudicou plantações e criação de animais. A temperatura é a mais baixa registrada na região em 33 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia em Goiás. Água, pasto e alfaces congelaram, além de um porco ter morrido. Chefe do Instituto Nacional de Meteorologia em Goiás, Elizabeth Alves disse que a temperatura é recorde na região. “A última temperatura de -1°C ocorreu há 33 anos, em 1988. De lá para cá, essa temperatura só voltou a ser registrada agora novamente”, disse.

Esse frio todo é fruto de uma frente fria que se aproximou do Estado na terça-feira, 29, da semana passada. “Essa massa de ar frio chega no sul do Brasil e deve persistir ao longo da semana trazendo aqui para gente esse friozinho com cara do nosso inverno que ainda não tinha chegado”, explicou Elizabeth Alves.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo