Jovens de Goiás brilham e conquistam o mundo do balé no Youth America Grand Prix
Com dois dos três prêmios do Brasil no YAGP, alunos da Escola Basileu França reafirmam a excelência da formação artística goiana.
Goiás reafirma seu protagonismo no cenário internacional da dança. Três estudantes da Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França conquistaram dois dos três prêmios brasileiros no Youth America Grand Prix (YAGP) 2025, a maior competição de balé juvenil do mundo, realizada entre 20 e 27 de abril, em Tampa, nos Estados Unidos.
Na categoria Sênior Pas de Deux Contemporâneo, Marcus Vinícius Chagas Rufino e Martina Ines Sanchez Tolabaficaram em 1º lugar e também alcançaram o Top 12 no clássico. Na categoria Pré-Competitive Clássico Masculino, Samuel Almeida Lima Araújo conquistou o 2º lugar.
Além deles, outros estudantes do Basileu França se destacaram: Martina Tolaba (Top 12 Sênior Feminina), Nicolas Laitano Librais (Top 12 Pré-Competitive Clássico Masculino) e Yasmin de Souza Silva (Top 24 Pré-Competitive Clássico Feminino).
O Basileu França levou a maior delegação brasileira — 12 alunos —, sendo a única escola pública classificada entre competidores de 35 países e 5 continentes.
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, o feito reflete o investimento público na formação técnica de excelência. Desde 2023, estudantes da escola conquistaram 35 prêmios internacionais.
O Youth America Grand Prix é também uma vitrine para bolsas de estudos em grandes companhias de dança. Com mais essa conquista, Goiás consolida seu nome no balé mundial.