Aparecida

Glaustin da Fokus: “Temos verbas prontas para Aparecida, mas após sanar pendências”

Da Redação

O deputado federal Glaustin da Fokus (PSC), em entrevista exclusiva ao Diário de Aparecida, disse aguardar a atualização urgente do cadastro da prefeitura de Aparecida junto à Secretaria do Tesouro Nacional, o que habilitará o município ao recebimento de verbas federais.  

Aparecida estava irregular com 8 das 15 exigências fiscais do CAUC – Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, ESPÉCIE DE Serasa da União para acompanhar o cumprimento das obrigações fiscais e contábeis dos entes da Federação, Estados e municípios inclusos. A última informação é que a maioria das pendências teria sido solucionada, restando a comprovação da regularidade dos depósitos do FGTS.

Glaustin da Fokus é representante de Aparecida na Câmara e, a exemplo do Prof. Alcides, tem destinado emendas ao orçamento da União para beneficiar políticas públicas em Aparecida, sempre através da prefeitura municipal. “O prefeito Gustavo Mendanha tem que correr para eliminar todos os fatores impeditivos no CAUC e liberar Aparecida para receber recursos da União”, afirmou.  

O parlamentar, que será candidato à reeleição em 2022, disse que é um dos parlamentares federais que mais tem garantido verbas adicionais da União para o Estado de Goiás, chegando a um total de R$ 90 milhões em 2019 e 2020. De acordo com ele, há no momento um repasse de R$ 10 milhões pronto para ser transferido para Aparecida, destinado a reforma de escolas, porém aguardando a correção do cadastro junto à STN.

A dois anos para o encerramento do seu 1º mandato, Glaustin da Fokus informou que a partir de agora dedicará todos os seus esforços para ajudar o governador Ronaldo Caiado (DEM) a resolver o déficit habitacional do Estado. No momento, acrescenta, há 30 municípios que são prioridade para a construção de casas. “Aparecida é destaque nesse projeto, até por ser nossa cidade base. A demanda por moradia própria é muito grande em Goiás e será uma das nossas prioridades. A segunda bandeira é a Educação. Já conseguimos recursos extras para a troca de mobiliário, reforma de instalações e outros benefícios para as escolas aparecidenses”, afirmou. 

“Se comparado com outros prefeitos, Mendanha perde em atração de empresas”

Na sua entrevista ao Diário de Aparecida, o deputado federal Glaustin da Fokus disse acreditar que a prioridade do prefeito Gustavo Mendanha, para Aparecida, deveria ser a geração de empregos.

A pandemia do novo coronavírus deprimiu a economia em todas as regiões do país e elevou o desemprego, na média nacional, a mais de 14% da população economicamente ativa. 

O parlamentar lembrou o exemplo das gestões dos ex-prefeitos de Aparecida Ademir Menezes (1997/2000), José Macedo (2005/2008) e Maguito Vilela (2008/2016), que trouxeram centenas de empresas geradoras de emprego para o município. 

Glaustin da Fokus considera que Gustavo Mendanha é um bom gestor, porém, se estabelecida uma comparação entre as empresas que vieram para Aparecida na sua gestão e as que acorreram no passado, “o fiel da balança vai desfavorecer o atual prefeito”, ainda mais quando se lembra que, na campanha passada, a geração de empregos foi uma das principais promessas de Mendanha.

Ele revela também que está animado com a possibilidade de implantação do Anel Viário, que vai desviar a BR-153 no perímetro urbano de Aparecida e Goiânia, porém não a curto prazo. “Esse projeto não será resolvido a toque de caixa, a minha opinião é que ainda vai levar um período grande de tempo para começar a sair do papel”, previu.

Sua conversa com a reportagem do DA aconteceu pouco depois do deputado participar com o presidente Jair Bolsonaro da inauguração de um trecho de 172 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul, em São Simão, na quinta-feira, 4. 

Glaustin da Fokus defende uma união de esforços entre a prefeitura de Aparecida, o governo de Goiás e o governo federal: “Acho que governo não briga com governo. Nesta conjuntura é preciso que os três se unam, digo, presidente da República, governo de Goiás e prefeito de Aparecida. Falei ao presidente pessoalmente, horas atrás, que temos a pandemia para vencer e a economia do País, se não tomarmos cuidado, pode levar ao caos, daqui a uns dias começa-se a roubar caminhões de cargas e saquear depósitos. Quando falta o pão na mesa, não tem governante que presta. Infelizmente a pandemia politiza tudo. Ao governador e ao Gustavo Mendanha, esse é o meu recado. Ao presidente da República eu já tive o privilégio de avisar em São Simão”, finalizou.

Foto: Marcos Souza

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo