Goiás Online

Pedro Célio: PSDB perdeu
interlocução com a sociedade

Helton Lenine 

O cientista político da UFG Pedro Célio Alves Borges (foto) diz que o PSDB goiano perdeu a interlocução com a sociedade e terá dificuldades para retornar ao palco da política em Goiânia com o novo presidente, José Eliton. O nome dominante do PSDB, o ex-governador Marconi Perillo, tornou-se um fator negativo, já que teve “a imagem arranhada por pesadas denúncias de corrupção e até mudou-se de Goiás”, diz Pedro Célio.

Moderno?
Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, chama a atenção a predominância absoluta de homens no secretariado do prefeito Gustavo Mendanha: das 27 secretarias, 26 são comandadas pelo sexo masculino.

Recatada
A única secretária mulher é Mayara Mendanha, primeira-dama aparecidense, que ocupa a Secretaria de Assistência Social e pauta sua gestão pela mais absoluta reserva e discrição de comportamento.

Drive-thrus
As longas filas de carros nos drive-thrus da Prefeitura de Aparecida para vacinação anti-Covid provocaram irritação não só entre os idosos acima de 70 anos, já que também afetaram motoristas que circulavam próximo dali.

Não atendeu
Gustavo Mendanha recebeu em janeiro, em seu gabinete, o presidente estadual do PDT, George Morais, que estava acompanhado da direção local do partido e do vereador Amendoim, mas não atendeu o pedido para nomear Anésio Rodrigues no cargo de secretário-executivo.

Apelo
George Morais foi curto e direto com Gustavo Mendanha: “Prefeito, o senhor precisa amolecer o coração.”

Ressentimento
Mendanha disse aos membros do PDT que não gostou das idas e vindas do partido durante as eleições do ano passado em Aparecida de Goiânia.

Menos mal
Para não desagradar por inteiro o PDT, Mendanha manteve Anderson Rodrigues, filho de Anésio, no cargo de diretor da Secretaria de Cultura.

Sem retaliação
Gustavo Mendanha manteve, também, Augusto Silva, filho do ex-deputado estadual e presidente municipal do PSC, Ozair José, no cargo de diretor da Secretaria de Meio Ambiente.

Sem sessões
Por conta da pandemia, a Assembleia Legislativa suspendeu as atividades presenciais por prazo indeterminado. Se houver necessidade de votar algum projeto, serão realizadas sessões remotas.

Incerteza
A deputada federal Magda Mofatto diz que o PL não sabe qual rumo tomará em relação às eleições do ano que vem – se fica na oposição ou se adere ao bloco liderado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM).

Já saiu
O ex-prefeito de Trindade Jânio Darrot renunciou à presidência estadual do PSDB e, de imediato, assinou a ficha de filiação do Patriota.

Prof. Alcides tenta mudar comando do Progressistas
Insatisfeito com o desempenho de Alexandre Baldy à frente do Progressistas de Goiás, o deputado federal Professor Alcides (foto) terá uma conversa, este mês, com o senador Ciro Nogueira, presidente nacional da legenda. Ele vai propor uma nova direção para o PP no Estado. Se não conseguir a mudança, deve migrar para o MDB.

RESUMO

Após receber o apoio de 20 partidos em 2020, o prefeito Gustavo Mendanha fez a “partilha” de sua administração, com a distribuição de cargos do 1º e 2º escalões para ex-cabos eleitorais.

Na Prefeitura de Aparecida de Goiânia já não se fala mais na candidatura de Gustavo Mendanha ao governo de Goiás no pleito do ano que vem. O emedebista promete ficar no cargo por quatro anos.

Até Marcelo da Saúde (PSC), eleito pela oposição, já aderiu ao Governo Gustavo Mendanha, que tem apoio unânime dos 25 vereadores de Aparecida de Goiânia.

Presidente do Patriota de Goiás, Jorcelino Braga (foto) já avisou que o partido não vai fazer aliança com o PSDB do ex-governador Marconi Perillo em 2022. Tudo por conta de ressentimentos que ocorreram durante o Governo Alcides Rodrigues.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo