Notícias

Morre o ex-prefeito de Anápolis Adhemar Santillo, aos 81 anos

O ex-prefeito de Anápolis, Adhemar Santillo morreu nesta terça-feira (9/3) aos 81 anos. Ele estava internado em Anápolis para tratar um quadro de embolia pulmonar constatado pós-covid-19.  

Irmão de Henrique Santillo, Adhemar trabalhou na chefia de Relações Públicas da prefeitura da cidade de Anápolis nas gestões de Jonas Duarte e Raul Balduíno. Depois, foi eleito deputado estadual em 1970.

Eleito deputado federal em 1974 e 1978, ingressou no PMDB após o retorno ao pluripartidarismo junto com seu irmão, o então senador Henrique Santillo, porém eles deixaram o partido e estiveram por sete meses no PT antes de retornarem ao PMDB, mudanças efetuadas ao longo de 1980. Reeleito em 1982, foi nomeado secretário de Educação em 1983 no primeiro governo Iris Rezende, deixando o cargo meses antes de se eleger prefeito de Anápolis em 1985. No curso do mandato, foi para o PSD por divergências com Onofre Quinan, que assumira o Palácio das Esmeraldas com a posse de Iris Rezende como ministro da Agricultura no Governo Sarney. 

Ao deixar a prefeitura, foi nomeado secretário de Governo pelo então governador Henrique Santillo. Eleito suplente de deputado federal pelo PP em 1994, voltou ao PSD e foi eleito prefeito de Anápolis em 1996 ao derrotar seu irmão. Não reeleito, voltou ao PMDB e ficou mais uma vez na suplência de deputado federal em 2002, afastando-se da política logo depois.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo