Aparecida

Teleconsulta está sobrecarregado e não consegue atender demanda

Da Redação
Por se tratar de um órgão público que tem ligação direta com a saúde das cidadãs e dos cidadãos, o Teleconsulta de Aparecida deveria oferecer celeridade no atendimento – além de jamais recusar chamadas ou deixá-las em eterna espera.

É o que ocorre hoje. Diariamente, do outro lado da linha número 0800 646 1590, há um aparecidense com um pedido de socorro ou uma necessidade médica urgente. Segundo a Secretaria municipal de Saúde, apenas 25 atendentes estão disponíveis para tentar atender as cerca de 3 mil ligações diárias, de segunda a sábado, das 7 horas da manhã até as 219 horas. 

As reclamações se avolumam, sem solução. O Diário de Aparecida recebe rotineiramente sugestões de leitores para que o agendamento telefônico de consultas da prefeitura de Aparecida seja questionado. A reportagem do Diário de Aparecida entrou em contato com o superintendente da Central de Atendimento do Teleconsulta, Gustavo Amaury Assunção, em busca de esclarecimentos, mas ele se recusou a falar alegando obedecer a orientação da Secretaria Municipal de Comunicação para não atender jornalistas.

Gislene Oliveira, moradora do Jardim Helvécia, disse ao DA que cansou-se de acionar o Teleconsulta e ser obrigada a perder tempo ouvindo uma vinheta que alertava para não desligar, continuar aguardando, ou então ligar novamente, mais tarde, para conseguir o atendimento. “É humilhante ficar mais de meia hora presa a um atendimento eletrônico impessoal que não acrescenta nada. Na última vez, quando tive a sorte de ser atendida, recebi a informação de que não havia vaga para clínico geral. Não preciso dizer o tamanho da minha frustração”, disse ela.

Quando tive a sorte de ser atendida, recebi a mensagem de que não havia vaga para clínico geral”, disse Gislene Oliveira, do Jardim Helvécia

A Secretaria Municipal de Saúde informou que os atendimentos seguem a ordem de ligações recebidas e que o tempo de espera depende da demanda pelo serviço – que é sempre massiva. Na semana passada, a reportagem do DA testou o Teleconsulta, mas não conseguiu atendimento, chegando a ficar meia-hora aguardando por uma resposta fora do menu, que não aconteceu. Mesmo assim, a informação da prefeitura é a de que o serviço está funcionando “normalmente”.

Maguito criou o serviço, que atendia em 4 minutos

Implantado na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela (MDB), o objetivo do Teleconsulta seria tirar os aparecidenses das filas nas madrugadas nos postos de saúde. Mas agora, no início do 2º mandato do prefeito Gustavo Mendanha (MDB), o serviço entrou em crise, diante da procura elevada. Na gestão de Maguito, o atendimento era feito todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7 às 19 horas, com um tempo médio de 4 minutos por chamada. Isso, agora, é passado. 

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