Notícias

Após escândalos nos governos passados, Saneago anuncia lucro de R$ 336 milhões

Da Redação

A Saneago divulgou, com aprovação dos órgãos de governança, o balanço anual referente a 2020. O levantamento demonstra que o governo de Goiás – por meio da Saneago – cumpriu plenamente, no ano passado, a missão de atender a população com água tratada e esgotamento sanitário, dando qualidade e regularidade aos sistemas.

Nos governos passados, a companhia foi alvo de operações da Polícia Federal, escândalos, investigações de fraude em licitações e desvio de verbas públicas. Agora, a Saneago comprovou que está recuperada, depois de fechar com lucro líquido de R$ 336 milhões.

Além disso, o balanço anual referente a 2020 aponta que a estatal conseguiu aumentar seus investimentos em obras em 38%, em comparação com 2019. Desde o início do governo de Ronaldo Caiado, a companhia vem passando por uma reestruturação, com o fortalecimento da governança, gestão e capacidade econômico-financeira.

“Apesar dos efeitos da pandemia, não deixamos faltar água em nenhum lugar e não paralisamos obras. Além disso, estamos alcançando excelentes resultados na ampliação do atendimento com água e esgoto. E não paramos por aí, o lucro registrado será fundamental para garantir os investimentos em obras de expansão nos próximos anos”, frisou o Caiado, ao comentar a publicação do balanço anual.

O presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, destacou que “o último ano foi marcado por muitos desafios. Mas, mesmo com a severa e prolongada estiagem e com o contexto da pandemia da Covid-19, abastecemos com regularidade os 6 milhões de clientes nos 226 municípios onde a Saneago atende. Tudo isso sem deixar de lado o esgotamento sanitário, serviço em que conseguimos uma forte expansão”.

Em 2020, a empresa realizou 38% a mais de investimentos em obras do que em 2019. O incremento destes investimentos foi traduzido na regularidade dos sistemas, na qualidade da prestação dos serviços e na ampliação da população atendida. Essa boa gestão resultou em um crescimento, no último ano, de 62 mil economias de água, elevando o índice de atendimento com água tratada para 97,4% da população. Em relação ao esgoto, houve incremento de 64 mil economias, passando a atender 64,7% da população com o serviço.

Todo esse trabalho, segundo o governador Ronaldo Caiado, fez com que Goiás se colocasse entre os Estados com os melhores índices de atendimento do País. Outro destaque, fruto de intenso trabalho na eficiência operacional, foi a redução de 5,58% no índice de perdas de água na distribuição, fechando 2020 com 26,9% no quesito, muito melhor que a média nacional, que é de 39,2%. Menos água sendo desperdiçada significa mais água nas torneiras dos goianos.

Foto: Divulgação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo