As razões para a boa fase da Aparecidense
Júnior Schumacher
Com um aproveitamento de 66,6%, a Aparecidense assumiu a liderança do Grupo B do Campeonato Goiano 2021, ao vencer o até então líder Goiás no último domingo, 14. A vitória por 3 X 0 contra o Verdão, além da conquista dos três pontos, trouxe vários fatores como pano de fundo.
O primeiro obviamente diz respeito a tão propagada liderança. Esse fato deve ser ressaltado mesmo em verso e prosa, pois quando saiu a divisão dos grupos da edição 2021 do torneio estadual, os próprios dirigentes aparecidenses trataram de dar ênfase para a dificuldade que seria enfrentada.
Como diz na gíria do futebol, treino é treino, jogo é jogo. Após quatro rodadas, sendo que dois desses jogos ocorreram contra os teóricos bicho papão Goiás e Vila Nova, o peso da conquista dessa pontuação deve ser elevado.
Mas outras questões precisam ser ressaltadas. Num retrospecto totalmente desfavorável em relação ao Goiás – Em 32 partidas oficiais, foram 21 vitórias esmeraldinas, 06 empates e agora 05 trunfos aparecidenses. O time de Aparecida de Goiânia por várias vezes foi motivo de chacota, quando enfrentava o Verdão. Vindo de dois sucessos seguidos contra o alviverde, ganhou na semifinal do Goianão 2020, e agora na quarta rodada do certame de 2021. Esse fato era praticamente inimaginável até pouco tempo atrás.
Outro ponto importante é o fato da equipe ainda continuar invicta na competição (duas vitórias e dois empates), e principalmente por ainda não ter levado nenhum gol. O presidente da Aparecidense, Elvis Mendes, ressaltou bastante a importância da conquista desses números. “ Procuramos manter a base da temporada passada, no futebol é assim, a continuidade rende frutos. Os bons resultados já eram esperados por nós, principalmente pela confiança no trabalho. A questão de ainda não termos levado gols é um mérito total da comissão técnica, e principalmente dos atletas, que assimilaram a implantação do esquema com três zagueiros, e agora vem colhendo os resultados. O Wesley Matos se encaixou muito bem no esquema, o Renato cresceu junto, O Ricardo Lima está sendo uma grata surpresa, e o goleiro Tony sempre atento, quando o mesmo é exigido”, disse o mandatário.
Um dos destaques da equipe na vitória contra o Goiás, o atacante Cardoso, autor de um dos gols na goleada aparecidense, fez questão de enaltecer o resultado. “ O campo estava muito molhado, muitas poças d’água, mas no futebol é assim. Tem vez que a gente pega campo bom, e não conseguimos êxito, e tem vez que pegamos campo molhado, pesado, como foi hoje, e acabamos praticando um bom futebol”, explicou.
Com formação na base esmeraldina. O atleta foi dispensado sem explicações por parte do clube, demonstrou respeito ao Goiás e agradeceu pelos oito anos que esteve no Verdão. “Eles me mandaram embora e bola pra frente, a gente procura outros clubes, mas sou grato a eles também, por tudo que proporcionaram lá”, disse.
Por fim, Cardoso deixou bem claro os motivos da equipe está em ascensão e diz que o objetivo é ser campeão. “ Desde a temporada passada batemos na trave, não é surpresa para nós a liderança. Tivemos alguns tropeços no passado, e infelizmente deixamos escapar. A Aparecidense é um clube muito organizado. Estamos bastante focados, e vamos buscar o principal objetivo que é sermos campeões”, concluiu.
A Aparecidense volta a campo no próximo sábado, 20, às 16 horas, no Estádio Anníbal Batista de Toledo, em Aparecida de Goiânia. O adversário será o Iporá.
Fotos: Divulgação / AAA