Goiás Online

Daniel e Vanderlan estão
fora da disputa pelo governo

Helton Lenine 

O ex-deputado federal Daniel Vilela (MDB) e o senador Vanderlan Cardoso (PSD) decidiram não concorrer às eleições para o governo de Goiás em 2022. Daniel deve disputar mandato de deputado federal e Vanderlan permanece no Senado Federal. Os dois poderão estar no palanque do governador Ronaldo Caiado (DEM), que vai concorrer à reeleição.

Salvar vidas
Amparado pelo que decidiu o STF, Ronaldo Caiado reivindicou também o bom senso: “Quando o estado é de calamidade, o que prevalece é uma regra única. Sem leito suficiente, não é possível ter um regramento em uma cidade e outro regramento em outra. O colapso é generalizado.”

Alerta
O procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi, disse que os municípios não podem editar medidas para conter a propagação da Covid-19 mais brandas do que aquelas editadas pelo governador do Estado. “Podem editar decretos de forma suplementar, mas desde que estejam na mesma linha que a norma estadual”, pontua.

Sem conversa
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, insiste na adoção de medidas diversas daquelas decretadas pelo governo de Goiás.

Comércio aberto
Diferente do isolamento 14/14 dias, Mendanha optou pelo fechamento por macrozonas. Na prática, 60% das atividades econômicas permanecem abertas na cidade.

Cachimbo da paz
Se depender dos seis vereadores do MDB, o partido não vai romper com a administração do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos).

“Fogo amigo”
Em nota, a assessoria de Rogério Cruz apontou “fogo amigo” nas informações sobre rompimento do MDB com o seu governo e negou interferência da Igreja Universal do Reino de Deus.

Mudanças
Além da Secretaria de Governo, haverá substituições na Administração, Comunicação, Educação, Cultura e Comurg, por decisão do prefeito Rogério Cruz.

PSD dividido
De um lado, Vanderlan Cardoso, Francisco Jr e Henrique Meirelles querem aliança do PSD com o DEM de Ronaldo Caiado para as eleições de 2022. De outro, Vilmar Rocha e Lucas Calil defendem o partido na oposição.

Distanciamento
Não prosperou a articulação do prefeito de Anápolis, Roberto Naves, para reaproximar Alexandre Baldy, presidente do Progressistas de Goiás, do governador Ronaldo Caiado.

Sem rumo
Luiz do Carmo não sabe o que fazer: se fica no MDB ou se busca outra legenda para disputar as eleições de 2022, quando quer concorrer a novo mandato ao Senado.

Cobrança
O Palácio das Esmeraldas pede a seus aliados maior rigor no exercício do papel de oposição em Aparecida de Goiânia, com maior cobrança das promessas de Gustavo Mendanha.

Na toca
O deputado federal Glaustin da Fokus (PSC), principal expressão política do grupo de Caiado em Aparecida de Goiânia, poucas cobranças faz do Governo Gustavo Mendanha.

Arcebispo pressiona e Cruz recua no convite a Valéria
Dom Washington Cruz, arcebispo de Goiânia, pressionou o prefeito Rogério Cruz para recuar na intenção de demitir o secretário Marcelo Ferreira da Costa (Educação). Assim, Rogério Cruz recua no convite de nomear a vereadora aparecidense Valéria Pettersen (MDB/foto) para a pasta da Educação, em Goiânia.

RESUMO

Ex-deputado estadual Léo Mendanha se recupera das complicações da Covid-19, internado na Clínica Santa Mônica. Ele tem comorbidades, o que agrava seu estado de saúde.

Além do pai, o prefeito Gustavo Mendanha teve em sua família também a mãe, dois filhos e tios contaminados pelo novo coronavírus.

O corpo de Helenês Cândido foi sepultado, na última quinta-feira, em Morrinhos. O ex-governador foi vítima da Covid-19. O governador Ronaldo Caiado decretou luto no Estado por três dias.

A jornalista Fabiana Pulcineli, no Twitter, mostra contradição na crítica do presidente da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), Sandro Mabel (foto), de que o Estado deveria adquirir vacinas no mercado internacional. Ela lembra que cabe ao Ministério da Saúde comprar vacinas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo