Aparecida

Médicos do HMAP denunciam que estão sem receber salário desde fevereiro

Um grupo de médicos prestadores de serviço do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) afirma que está sem receber desde fevereiro de 2021. De acordo com eles, o problema afeta cerca de 30 profissionais da unidade, que é gerida pela Organização Social (OS) Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH). Os profissionais disseram que procuraram a empresa responsável por pagar os salários, a qual informou não ter recebido o repasse da OS responsável para fazer o pagamento.

Em entrevista ao Mais Goiás, uma das médicas que sofrem com o atraso do salário já há três meses disse que eles eram contratados da empresa médica Mediall, que, por sua vez, possuía um contrato com o IBGH para gerir uma parte do HMAP. Essa empresa teve o contrato com a OS encerrado este mês, sendo substituída por outra. No entanto, deixou para trás os salários atrasados.

Segundo a profissional, a cobrança à empresa tem sido constante, mas a resposta seria sempre a mesma: o IBGH
não fez o repasse para a Mediall. “O mais frustrante é ouvir o responsável pelo pagamento dizer que fomos os sorteados da vez a não receber. A gente não trabalha esperando sorteio para ser pagos”, disse.

A médica afirma que os profissionais chegaram a cogitar paralisar o serviço. Com a saída da Mediall, desistiram da
ideia. No entanto, não escondem a frustração. “Estamos com os salários atrasados, sem informação certa a respeito do que realmente aconteceu com o repasse do dinheiro e a empresa está saindo do serviço, deixando uma dívida para
trás sem nenhuma previsão”, desabafou. O Diário de Aparecida entrou em contato com a assessoria de imprensa do IBGH e, em relação à Mediall, o instituto explicou, por nota, que está com uma parcela em atraso, referente ao mês de março, e uma outra referente a abril, vencida no último dia 25, domingo, e que há recursos em caixa para a quitação desse débito.

De acordo com o IBGH, a Mediall Brasil não é OS, mas empresa S/A. “Esse débito se encontra em aberto devido a auditoria que está sendo feita para apurar divergências entre a informação de plantões e serviços prestados e os
apontamentos em poder da diretoria. Essa auditoria está pendente de documentos a serem apresentados pela empresa para finalização do levantamento e a quitação da dívida. Todavia, todos os médicos que atendem
no contrato da Mediall Brasil são sócios dessa empresa, que, para cada contrato, cria uma nova Sociedade Anônima, não havendo que se falar em salários desses profissionais ligados a ela”, escreveu a direção por nota.

O IBGH tranquilizou os prestadores de serviço e garantiu que honrará com as suas obrigações. “O IBGH garante
aos profissionais que honrará com suas obrigações e que eles podem ter a certeza de que não ficarão em prejuízo, até
porque sempre foram tratados com respeito profissional e responsabilidade gerencial.”
O DA entrou em contato, por chamada de voz, com a Mediall, mas as ligações não foram atendidas. A reportagem também enviou e-mail para a assessoria de imprensa da Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), solicitando um posicionamento em relação ao caso, contudo, o órgão não se manifestou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo