Goiás Online

Posse de Valéria no Paço é derrota de Mendanha

Helton Lenine 

A rebeldia da vereadora aparecidense Valéria Pettersen ao aceitar o convite do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), para assumir vaga no secretariado é uma derrota dos cardeais do MDB, Gustavo Mendanha (foto) e Daniel Vilela. Ela ignorou por completo o apelo dos dois para não ocupar a Secretaria de Relações Institucionais da Capital.

Institucional
Do prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (MDB), sobre a relação com o colega Rogério Cruz (Republicanos): “Sempre aberto ao diálogo, mas politicamente estou do lado do MDB. Mas nossas cidades são conurbadas e vamos ter de conversar, inevitavelmente.”

Maratona
Após um período distante da Esplanada dos Ministérios, por conta da pandemia da Covid-19, Gustavo Mendanha esteve em três audiências em Brasília: Luciano Leiro (Associação Nacional da PF); Helder Melillo, secretário nacional de Habitação; e Vicentinho Alves, secretário nacional de Infraestrutura Turística.

Sem chantagem
Valéria Pettersen diz que em momento algum o prefeito Gustavo Mendanha fez qualquer tipo de chantagem para que ela não aceitasse assumir cargo na equipe de Rogério Cruz. “Mendanha, prefeito, me aconselhou, mas hora nenhuma me chantageou.”

Quem foi
Dos 25 vereadores, apenas quatro compareceram à posse de Valéria Pettersen, no Paço Municipal, na última sexta-feira: Erivelton Contador (PP), Amendoim (PDT), Getúlio Andrade (PV) e Marcos Miranda (Republicanos).

Quem foi II
Os deputados federais João Campos (Republicanos) e Professor Alcides (Progressistas) também marcaram presença na solenidade de posse de Pettersen.

“Traição”
Senador Luiz do Carmo (MDB) bate de frente com o colega Vanderlan Cardoso (PSD). Alega que foi “traído” com o apoio de Cardoso à pré-candidatura de Henrique Meirelles ao Senado em 2022.

Mais um
Ex-auxiliar de Iris Rezende, o advogado Juliano Bezerra foi nomeado pelo governador Ronaldo Caiado para o cargo de diretor de Operações do Detran.

Eleições 2022?

Gustavo Mendanha nega que tenha pretensão de concorrer ao cargo de governador nas eleições de 2022, mas foi visto, em Luziânia, conversando com o deputado federal Célio Silveira (PSDB) e Pábio Mossoró (MDB), de Valparaíso, e parabenizou o prefeito Diego Sorgatto (DEM).

Com Caiado
Senador Vanderlan Cardoso, do PSD, reafirma a disposição de apoiar uma eventual candidatura à reeleição do governador Ronaldo Caiado, do DEM, em 2022.

Compromisso
Segundo Vanderlan, esse foi um compromisso pessoal firmado com Caiado durante a campanha do ano passado, quando o democrata o apoiou para prefeito de Goiânia.

Independente
Vanderlan Cardoso disse, no entanto, que essa é sua posição pessoal e, no momento, não fala pelo seu partido, o PSD.

Densidade
O governador Ronaldo Caiado disse, porém, que a composição de uma eventual chapa majoritária para 2022 não se basearia apenas em indicações. “A pessoa tem que ter densidade eleitoral. Temos que saber se tem aceitação popular. Não é uma indicação de ordem pessoal.”

Valéria diz que vai permanecer no MDB
Valéria Pettersen (foto) não pretende deixar o MDB mesmo após o desconforto provocado com os cardeais do partido, Gustavo Mendanha e Daniel Vilela. Ela nega que a relação com o partido esteja abalada. “Minha indicação para o Paço é técnica. Não foi afrontamento político, foi pelos resultados do meu trabalho nesta área de captação de recursos.”

RESUMO

O Patriota, que tem o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo, pede duas secretarias ao prefeito Rogério Cruz. A de Planejamento e a outra, que já foi ocupada, de Inovação, Ciência e Tecnologia.

A Assembleia Legislativa apressa a votação da PEC que propõe a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o que tem provocado preocupação a conselheiros e servidores da Corte.

Presidente estadual do MDB, Daniel Vilela retomou por Rio Verde a agenda no interior do Estado para buscar candidatos a deputado federal e estadual nas eleições de 2022.

Pré-candidato ao Senado, o presidente estadual do Republicanos, João Campos (foto), quer reaproximação com o MDB de Daniel Vilela visando as eleições de 2022. “Hora nenhuma o prefeito Rogério Cruz e o Republicanos expulsaram o MDB da Prefeitura de Goiânia.”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo