Notícias

Enel registra mais de 800 postes danificados por veículos em Goiás este ano

Neste mês em que é promovido o Maio Amarelo, campanha de conscientização sobre segurança no trânsito, levantamento da Enel Distribuição Goiás mostra que somente de janeiro a abril deste ano foram contabilizados 874 postes danificados por veículos em Goiás, o que representa uma média de 7,2 batidas por dia. Segundo dados da distribuidora, houve um aumento de 28,7% no número de postes danificados por veículos no Estado de 2019 para 2020. Em 2019, foram contabilizados 2.178 abalroamentos de postes de energia elétrica, enquanto em 2020 as ocorrências subiram para 2.803. O isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus não contribuiu para diminuir a quantidade de acidentes.
Segundo o responsável pela Operação e Manutenção da Enel Distribuição Goiás, José Januário de Oliveira, as ocorrências costumam se concentrar próximo aos finais de semana, entre sexta e segunda-feira. “Excesso de velocidade, consumo de bebidas alcoólicas e sonolência são as principais causas dos acidentes. O que chama atenção é esse número ter aumentado durante a pandemia, período em que as pessoas estão mais em casa”, comenta.
Quando situações como essas acontecem, a Enel Distribuição Goiás deve ser comunicada para realizar a troca do poste. Uma equipe da companhia é deslocada imediatamente para o local, a fim de fazer os reparos na rede. Alguns cuidados também devem ser tomados para evitar acidentes. Não se deve tocar em cabos que estejam no solo, ficar embaixo de estruturas danificadas, nem tentar realizar o isolamento da área. Caso o poste tenha caído sobre o veículo, recomenda-se que o motorista não saia do carro até a chegada de socorro, salvo em caso de incêndio no local, mantendo sempre distância dos fios.
Para tentar diminuir o impacto dos abalroamentos, a Enel coloca defensas em alguns postes. Isso reduz a possibilidade de o equipamento tombar e ainda reduz o risco para os passageiros do veículo. Em casos de colisão, o motorista ou responsável pelo veículo deve arcar com os custos para a troca do equipamento.
Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel Distribuição Goiás podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Goiás, que pode ser baixado gratuitamente para os sistemas iOS e Android; pelo site da companhia (www.enel.com.br); pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento via telefone 0800-062-0196.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo