Notícias

Editorial do Diário de Aparecida: Ensino público

É notável o esforço do governador Ronaldo Caiado para desconstruir o mito de que a educação pública no Brasil é sempre pior que a ministrada pela iniciativa particular. O chefe do Executivo tem se desdobrado em ações que visam o fortalecimento do sistema estadual de ensino, em especial quanto ao programa agora iniciado de implantação de laboratórios de tecnologia em todas as unidades, até mesmo nos mais longínquos cantos do território goiano.

Virando a página de um passado em que se aceitava passivamente a triste realidade das escolas depauperadas e desequipadas, funcionando em instalações precárias, o governador também investiu na modernização dos prédios, mobiliário e materiais pedagógicos. Como nunca, os estudantes recebem suporte para se concentrar no estudo, que vão desde livros até uniformes completos e mesmo mochilas, sem falar no cartão da merenda escolar, que atribui a cada aluno uma ajuda mensal em dinheiro vivo para suprir a alimentação durante o período da pandemia do novo coronavírus.
Caiado tem se revelado também um entusiasta dos avanços na educação, ao empenhar a sua palavra de fé na evolução do sistema público, prometendo, a curto prazo, transformar Goiás em exemplo para o País – um lugar onde não há distinções para o aprendizado das crianças e jovens oriundos de todas as classes sociais, tanto que na sua gestão o Estado conquistou o 1º lugar na avaliação do Ideb e atraiu a atenção nacional para a qualidade das suas práticas escolares.

Nesse sentido, merecem destaque os laboratórios do Include, em que uma parceria governamental com a Campus Party Goiás já colocou em funcionamento seis laboratórios de robótica, no Entorno de Brasília e em Goiânia. Mais duas estruturas serão entregues, em breve, no Nordeste Goiano, em Alto Paraíso de Goiás e em Cavalcante. É, sem dúvida, um salto para o futuro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo