Brasil

Editorial do Diário de Aparecida: Terceira onda?

Pesquisadores de universidades goianas divulgaram um alerta preocupante nesta terça-feira, 18. De acordo com especialistas em saúde, epidemiologia e sanitários, estudos apontam que o Estado pode entrar em uma terceira onda da Covid-19 sem nem mesmo ter saído da segunda. O que é motivo de muita atenção das autoridades públicas e de toda a população.

Segundo as autoridades no assunto, essa terceira onda será um reflexo da flexibilização das atividades econômicas, exagerada por parte dos poderes públicos municipais, da falta de conscientização da sociedade, bem como do desleixo dos goianos com os protocolos de segurança sanitários. Tudo isso aliado à vacina a conta-gotas que está ocorrendo no Estado, assim como em todo o Brasil.

De acordo com o estudo, a previsão é de que essa próxima onda atinja, principalmente, pessoas com idades entre 30 e 59 anos. Essa faixa etária está em idade economicamente ativa e sem nenhuma cobertura vacinal contra o novo coronavírus neste momento. O levantamento ainda apontou que, na velocidade atual da vacinação, toda a população na faixa elegível para receber doses da vacina só estará imunizada em maio do ano que vem.

Ontem, 18, Goiás era o único Estado da Federação que estava apresentando o cenário de alta no número de casos e mortes, segundo o levantamento do Consórcio dos Veículos de Comunicação. O alerta foi dado, o estudo, apresentado, e as previsões não são as melhores. Cabe a cada gestor municipal, em conjunção com o governo estadual, tomar as providências cabíveis para tentar evitar ou ao menos mitigar essa nova onda para não tenhamos mais tantos goianos morrendo diariamente como em março e abril passados. Cada vida importa e é preciso que todos nós façamos a nossa parte nesta guerra contra o vírus.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo