Notícias

Polícia Civil celebra Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil

Com o objetivo de conscientizar e encorajar a população a denunciar a violência contra crianças e adolescentes, a Polícia Civil de Goiás realizou ontem, 18, na região noroeste de Goiânia, ação educativa que marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. Durante o evento, os policiais distribuíram panfletos informativos alertando sobre o tema.

Ao Diário de Aparecida, o diretor-geral da Polícia Civil, delegado Alexandre Lourenço, disse que a ação faz parte da campanha “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. “A campanha, que neste ano completa 21 anos, também reforça a importância da união entre a população e o poder público, para garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida”, enfatizou o delegado.

Também à frente do projeto, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Goiânia (DPCA) intensificou os trabalhos, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. A delegada Marcela Orçai também falou à equipe de reportagem do DA: “Além do trabalho contínuo nesse mês de maio, a Polícia Civil já intensificou as ações que combatem esse tipo de crime. Nós temos várias ações de criminosos que estão sendo combatidas com rigor pela Polícia Civil”, enfatizou.

Marcela Orçai lembrou ainda que existem pessoas que aliciam crianças e adolescentes, como uma espécie de agenciadoras para casas de prostituição. “Além do combate a esses e outros crimes, também faremos um trabalho de conscientização da população”, disse.

Indicadores de criminalidade

Em Goiás, as forças de segurança pública têm atuado fortemente no combate aos crimes contra crianças. Com base nos indicadores, houve uma redução contínua em diversas modalidades criminosas. Os números de assédio sexual contra crianças, por exemplo, caíram 55% de 2019 para 2020, segundo dados do Observatório de Segurança Pública, da SSP-GO.

Nos três primeiros meses de 2021, não houve registro desta natureza criminosa no Estado. Já os crimes de estupro praticados contra crianças em Goiás diminuíram 13,97% de um ano para o outro. O secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, Rodney Miranda, também marcou presença no evento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo