Aparecida

Lideranças da GCM se encontram com Mendanha para cobrar atendimento a direitos trabalhistas

Lideranças da Guarda Civil Municipal (GCM) se reuniram com o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, na tarde da última quinta-feira, 20, na Cidade Administrativa. As pautas discutidas foram as perdas salariais da categoria ao longo de cinco anos. Ao Diário de Aparecida, o presidente da Associação dos Guardas Civis do Estado de Goiás (AGC-GO), comandante Jeferson Monteiro Santana, disse que Mendanha prometeu que o que for discricionário ao Executivo haverá um retorno positivo, mas isso só após decisões tomadas em conjunto com o secretário municipal da Fazenda, André Rosa, e o procurador municipal, Fábio Camargo.

As duas pastas orientarão o prefeito sobre os detalhes das reivindicações e o que pode ser feito em termos judiciais. Gustavo Mendanha disse na reunião que a associação e o sindicato estarão livres para pleitear as demandas na Justiça para o que não for possível fazer. Afirmou ainda que prefere pagar a guarda por meio de medida judicial do que correr o risco de responder a atos não permitidos por lei.

O prefeito pediu prazo até amanhã, 25, para dar resposta aos líderes da GCM sobre o que a administração pública pode fazer para atualizar os salários dos agentes. O secretário municipal de Segurança Institucional, Davi Mendanha, será o porta-voz do prefeito na GCM sobre o que for decidido.

Entre os direitos reivindicados estão o retorno do quinquênio; a atualização da data-base, em atraso há mais de dois anos; o plano de carreira, ausente há três anos, e a incorporação da gratificação R.P.G.M (Regime Especial de Trabalho da Guarda Municipal).

Na reunião da última quinta-feira, 20, estavam presentes o prefeito Gustavo Mendanha; o presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Goiás, Ronaldo Ferreira Egídio; o secretário municipal de Segurança Pública, Roberto Cândido; o secretário municipal de Segurança Institucional, Davi Mendanha; a GCM Luana Peres Toscano Dantas, e o presidente da Associação dos Guardas Civis do Estado de Goiás (AGC-GO), comandante Jeferson Monteiro Santana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo