Acirlag e Sindtur conseguem autorização para músicas ao vivo em bares e eventos
A Associação Comercial, Industrial e Empresarial da Região Leste de Aparecida de Goiânia (Acirlag) e o Sindicato de Turismo e Hospitalidade no Estado de Goiás (Sindtur) conseguiram mais uma conquista frente ao Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus do município. Trata-se da autorização para realização de apresentações de som/música ao vivo em estabelecimentos comerciais e eventos no âmbito de Aparecida de Goiânia. A Portaria n° 073/2021 foi publicada no Diário Oficial Eletrônico (DOE) no dia 24 de maio de 2021.
De acordo com a portaria, as apresentações são limitadas a dois artistas e a atividade deve ser secundária àquela desenvolvida pelo estabelecimento e ao evento realizado, não devendo ser, portanto, a atividade econômica desenvolvida pelo estabelecimento ou a motivação da realização do evento. Nos estabelecimentos citados, não será permitido o consumo por pessoas em pé nem o uso de pistas de dança.
De acordo com o documento, a fiscalização das disposições dessa portaria será realizada pelos órgãos municipais de fiscalização e forças de segurança pública do município, coordenados pela Secretaria Executiva do Gabinete de Segurança Institucional, que poderão trabalhar em conjunto com as forças de segurança pública de outros entes da Federação.
Fica estabelecido como veículo de denúncias e informações de descumprimento dos termos desta portaria a Guarda Municipal de Aparecida de Goiânia, pelo whatsApp 3545-5992, e telefones 3238-7243 e 153. O descumprimento do disposto nessa portaria constitui infração administrativa e acarretará a interdição cautelar do estabelecimento.
Recentemente, a Acirlag e o Sindtur conseguiram, junto ao comitê, autorização para a realização de eventos sociais em Aparecida de Goiânia. De acordo com o documento, os responsáveis e frequentadores devem cumprir uma série de medidas para prevenir a disseminação da Covid-19. O texto também regulamenta o funcionamento de bares, restaurantes, praças de alimentação em shopping centers e similares.
Preocupado com o controle da pandemia de Covid-19 e ao mesmo tempo com a recuperação da economia aparecidense, o presidente da Acirlag, Maione Padeiro, reforça o pedido para que as pessoas se conscientizem. “Não apoiamos as pessoas que insistem em desobedecer os protocolos sanitários. Não apoiamos aglomeração.
Defendemos fiscalização dura em cima desses, pois é a irresponsabilidade de alguns que pode prejudicar todo o segmento. Mas apoiamos aqueles comerciantes que hoje estão conscientes, que seguem os protocolos, o escalonamento e o distanciamento”, defendeu ao Diário de Aparecida.
Presidente do Sindtur, Ricardo Rodrigues comemora mais essa conquista, mas também destaca o papel da população na adesão aos protocolos sanitários de combate à Covid-19. “Uma grande oportunidade aos profissionais da música para retornarem aos poucos suas atividades, para poderem dignamente ganhar seu sustento honestamente e também deixando os ambientes dos bares e restaurantes mais descontraídos. Obviamente que todos devem continuar cumprindo os protocolos de uso de álcool em gel 70%, distanciamento e demais protocolos de segurança sem aglomeração e eventos clandestinos”, disse ao DA.
Igrejas
A Portaria nº 073/2021 também autoriza o comparecimento de pessoas limitado a 30% do total de assentos, limitado a 200 pessoas, com distanciamento mínimo de dois metros entre frequentadores e colaboradores, uso obrigatório de máscaras, distribuição de álcool em gel e aferição de temperatura de todos os indivíduos. Haverá intervalo mínimo de duas horas entre missas, cultos e reuniões similares para realizar a limpeza e desinfecção das superfícies dos ambientes.