“Às 8h da manhã já não há vagas”, desabafa aparecidense sobre o Teleconsulta
Por mais de 30 vezes ao dia, uma aparecidense – que solicitou a preservação da sua identidade – ligou no 0800 646 1590, Teleconsulta de Aparecida, e não conseguiu ser atendida. Por não suportar as dores na coluna, mesmo após ter sido atendida nas emergências de algumas UPA’s do município, ela ligou no Teleconsulta novamente e após passar seus dados para a atendente, ouviu que infelizmente não havia vaga disponível para clínico geral.
“A própria atendente me orientou a ligar no período matutino. Já perdi a conta de quantas vezes liguei. O que me falam é que não há vagas, e quando questiono os motivos, afirmam que foram poucas vagas disponíveis para aquele dia, que até as 8h da manhã as vagas já foram ofertadas e que só é possível conseguir se houver cancelamento”, disse expressando indignação.
As queixas que chegam à redação do Diário de Aparecida são fartas, como, por exemplo, de pessoas que se dirigem às Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aparecida e ouvem a mesma resposta repetidas vezes: de que não há vagas nem médicos. Por se tratar da saúde dos cidadãos, o Teleconsulta de Aparecida deveria oferecer celeridade no atendimento. Diariamente, do outro lado da linha do teleagendamento, há um aparecidense com um pedido de socorro.
De acordo com informações anteriores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Central realiza cerca de três mil atendimentos diários e apenas 25 atendentes estão disponíveis para tentar atender a todos. Mas pelo teor das reclamações, a estrutura alcançou o nível insuficiente para atender à demanda dos quase 600 mil habitantes de Aparecida de Goiânia.
Esclarecimento
A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia esclarece que os moradores da cidade que desejam agendar consultas com clínico geral devem ligar para o teleagendamento no 0800-646-1590. O serviço funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h, e podem ocorrer dificuldades pontuais no acesso ao serviço ou na disponibilidade de vagas devido à grande demanda atual, potencializada pela pandemia.
Quem já é atendido por uma equipe de uma unidade da rede normalmente pode fazer seus agendamentos diretamente com a unidade que o atende. Quaisquer orientações específicas podem ser obtidas também com as equipes ou com a direção das unidades.
Para quem liga no 0800-646-1590, que também atende ligações realizadas por celular, após o protocolo inicial e a averiguação da situação, o paciente será atendido na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. Quanto àquelas pessoas que residem em quadras fora da área de abrangência das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), elas somente podem marcar suas consultas pelo telefone via 0800-646-1590.