Eudis Filipi é o melhor nome para a Subseção de Aparecida
Como todos sabem, aproximam-se as eleições para a Ordem dos Advogados do Brasil-Seção de Goiás. Desde já, todos os profissionais do Direito que atuam em Goiás estão conclamados a escolher o melhor nome para nos representar.
A OAB é a casa do advogado, seu escudo, seu “sindicato”. Aliás, a OAB vai muito além do que um mero conselho de classe, ela tem como escopo a defesa da Constituição Federal, da Ordem Jurídica do Estado Democrático, dos Direitos Humanos e da Justiça Social (art. 44 do Estatuto da Advocacia). Tudo isso mostra a relevância que o legislador quis atribuir à instituição.
Nomes despontam para a Seccional e Subseções, todos de pessoas respeitáveis e que já prestaram serviços à classe. Alguns são novos, outros, velhas figurinhas. Tem-se propostas ousadas, como também velhas anedotas. Mas o eleitor advogado(a), na hora certa, saberá escolher o melhor caminho.
Desde minha época de faculdade (já faz um tempinho), milito na Ordem, seja fazendo cursos, ou participando de projetos e comissões. No ano de 2015, fiz parte da chapa que se sagrou vencedora para dirigir a subseção da OAB Aparecida, superando o grupo que há décadas dominava o cenário classista da cidade.
À época, como vice-presidente da subseção, participei ativamente da administração e seus projetos. Também fui presidente da comissão de Direito Tributário, quando, junto de honrosos colegas, fizemos um grande trabalho, inaugurando, por exemplo, de forma inédita, um ciclo de palestras e estudos sobre diversos temas relevantes.
Com a reeleição vitoriosa, resolvi por conta própria me afastar da administração da Subseção, justamente, por entender que a renovação e oxigenação são importantes, tanto na implementação de novas ideias como para o surgimento de novos líderes.
E é nesse prisma que vejo a candidatura de Eudis Filipi com bons olhos. Dr. Eudis tem uma trajetória de vida extraordinária. É jovem, de origem humilde, estudou com dificuldades (o que contribuiu para ser mais aguerrido na profissão), estagiou no MP e Fórum, e depois de formado e especializado passou a advogar com o conhecido advogado de todos nós, Dr. Flávio Cardoso. Hoje, homem experiente e maduro, Eudis caminha com seu próprio escritório, mas nunca esquecendo que a gratidão, trabalho e amizade são valores dos mais importantes.
Os desafios não param, tampouco desaparecem. Tenho comigo que a Subseção de Aparecida necessita de oxigenação. A vida é feita de ciclos, cada grupo possui o seu e saber a hora de retirar-se para o novo entrar é sentimento dos mais sublimes. A pandemia trouxe inúmeros desafios novos à classe e enfrentá-los com coragem e inovação é o que o Dr. Eudis se compromete. Caro colega advogado(a): está chegando a hora, só peço que analise e estude os perfis dos candidatos. Pensemos acima de tudo na carreira, lembrando que o presidente da subseção é peça chave no desenvolvimento de nossa profissão. Deve ser alguém com coragem e determinação para, inclusive, colocar o dedo na ferida quando necessário.
Presidente pinguim de geladeira, amiguinho de autoridades, frequentador de coquetéis, existem muitos por aí. Mas eu não quero isso para Aparecida e tenho certeza de que você também não. Viva a Advocacia Goiana!