Moradores do Rosa dos Ventos estão à espera de asfalto há mais de 40 anos
Com média de 6 mil habitantes, o Setor Rosa dos Ventos, localizado a cerca de 4 km do Centro de Aparecida, é um dos exemplos de centenas de bairros do município onde a população vive em condições precárias. Segundo os moradores, muitas obras foram anunciadas inúmeras vezes pelas autoridades, principalmente em anos de eleições, porém, não se concretizaram nos mais de 40 anos de existência do setor. As reclamações que chegaram à redação do Diário de Aparecida revelaram a ausência de infraestrutura como asfalto, escola municipal, praça, Cmei, entre outros.
Edelson Bispo, 53 anos, que reside no Setor Rosa dos Ventos desde 1997, conta que o progresso no bairro por parte da prefeitura é uma Unidade de Pronto Socorro (UBS) e a linha de ônibus, que foi asfaltada há mais de dez anos, na divisa do Jardim Miramar. Sem avanço, os moradores afirmam que os motoristas de aplicativo evitam adentrar o bairro, principalmente, à noite. Alguns buracos no meio das ruas chegam a dois metros de profundidade.
“Não tem benefícios no bairro, não tem escola municipal, nem creches. A poeira está terrível, as crianças e os idosos são os que mais sofrem, ainda mais com essa maldita pandemia. No tempo chuvoso, todos aqui precisam ficar preparados para enfrentar os buracos e a lama. No ano passado, instalaram a rede sanitária, mas até agora o asfalto não apareceu. Os buracos nas ruas parecem crateras, que podem engolir carro, e são um perigo para os que andam a pé”, falou Edelson Bispo.
Esclarecimentos
A Secretaria de Infraestrutura de Aparecida explica que o Setor Rosa dos Ventos está com projeto de pavimentação asfáltica pronto. O início das obras da 1ª etapa do bairro está previsto para junho deste ano. Em relação à construção de uma escola municipal no bairro, a Secretaria de Educação de Aparecida disse que há projeto de construção de uma escola na região. O projeto encontra-se na Secretaria de Relações Institucionais, responsável pela captação de recursos estaduais, nacionais e internacionais, em articulação com os demais órgãos da administração municipal.