Polícia Militar apresenta saldo positivo na redução de crimes em Aparecida
A Polícia Militar de Goiás, por meio do 2º Comando Regional de Aparecida, responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo nas cidades de Hidrolândia, Senador Canedo, Bela Vista de Goiás, Caldazinha, Bonfinópolis e Aparecida de Goiânia, divulgou no dia 1º de junho o comparativo criminal entre maio de 2021 e maio de 2020. Os dados apontam que na maioria dos indicadores houve significativa redução criminal, demonstrando que a política de segurança pública do governo do Estado está no caminho certo.
As informações foram confirmadas ao Diário de Aparecida pelo assessor de comunicação social do 2° CRPM, major Wanderley Alves Moura. Ele afirmou ainda que crimes como roubo de carga e lesão seguida de morte não ocorreram na região.
Números
“As tentativas de homicídio caíram 41,67% e os homicídios consumados, 16,67%. Esses são indicadores importantes porque demonstram que os crimes contra a vida estão diminuindo significativamente em nossa região. O roubo em comércio caiu um terço; o roubo de veículos caiu 20,83%; o furto de veículos, 13,21%; o roubo em residência, 14,29%; e o furto em residência, 6,08%, no comparativo com o mesmo período do ano passado”, apresentou o major.
Segundo ele, a constante diminuição dos índices criminais é resultado do trabalho intenso e contínuo da Polícia Militar e demais forças de segurança. “De forma geral, a redução nos crimes contra o patrimônio aumenta a sensação de segurança da população e até contribui para a diminuição dos preços de produtos atrelados a riscos estimados. É o caso, por exemplo, dos seguros para automóveis e residências. Sob a liderança do Coronel Newton Nery de Castilho, comandante do 2º CRPM, todos os oficiais e praças que trabalham nas seis unidades operacionais desta região estão inteiramente dedicados à redução dos índices criminais”, enfatizou.
Para a Polícia Militar, os esforços são concentrados no combate a delitos que contribuem direta ou indiretamente para o aumento da criminalidade. “Cita-se em especial o combate ao tráfico de drogas, às facções criminosas, à evasão carcerária e a identificação e prisão de infratores contumazes. Salienta-se que maio de 2021 foi, inclusive, um dos meses em que mais se apreendeu drogas em nossa região”, finalizou major Moura.