Goiás Online

Caiado se aproxima de Daniel e isola Mendanha

Helton Lenine 

O governador Ronaldo Caiado (DEM) acelera as conversações com Daniel Vilela, presidente estadual do MDB, para acertar chapa majoritária com as duas legendas às eleições de 2022. Caiado, que é candidato à reeleição, pode contar com Daniel Vilela ou Iris Rezende na chapa como concorrente ao Senado. Assim, o prefeito Gustavo Mendanha fica isolado no MDB goiano.

Perda
Prefeito de Cocalzinho de Goiás, Alair Rabelo Neto, o Nenzão (DEM), morreu, ontem, em decorrência da Covid-19.  Ele estava internado em São Paulo (SP) para tratamento da doença, que se agravou desde o início de abril, quando foi diagnosticado com coronavírus.

Perda II
Além de Nenzão, a primeira-dama, Sônia Azevedo, e o vice-prefeito, Alessandro Otoni, contraíram a Covid-19.

Reprovação
Iris Rezende e Daniel Vilela reprovam a iniciativa do prefeito Gustavo Mendanha de iniciar conversações com o ex-governador Marconi Perillo com objetivos eleitorais para 2022.

Ambição
De um experiente emedebista: Gustavo Mendanha deveria focar o seu trabalho na administração de Aparecida de Goiânia, firmar-se como líder político para depois aventurar-se em eleição majoritária (governador ou senador).

Alta rejeição
Gustavo Mendanha abre diálogo com dois políticos que experimentam alta rejeição popular em Goiás: José Eliton e Marconi Perillo.

Patriota
Presidente Jair Bolsonaro deve se filiar ao Patriota, que é presidido em Goiás por Jorcelino Braga, para concorrer à reeleição ano que vem.

Nada contra
Jorcelino Braga diz não se opor à filiação de Bolsonaro. Ele apenas discordou da forma com que o acerto foi feito pelo presidente Adilson Barroso.

Diálogo
O governador Ronaldo Caiado (DEM) e o ex-prefeito Iris Rezende (MDB) conversam sobre diversos assuntos com frequência: por telefone ou presencialmente.

Sinal verde
Também são produtivos os diálogos que Ronaldo Caiado tem com Daniel Vilela sobre alianças entre o DEM e o MDB nas eleições de 2022.

Sonho
Ex-ministro Alexandre Baldy impõe uma condição para a reconciliação com o Palácio das Esmeraldas: apoio à sua pretensão de disputar vaga ao Senado no pleito de 2022.

De volta
Alexandre Baldy pretende deixar o cargo de secretário de Transportes Metropolitanos do governo de João Doria (SP) e retornar a Goiás para estar mais próximo das lideranças do Progressistas, partido que preside.

Sem rumo
Presidente estadual do PSD, Vilmar Rocha deixa claro que seu partido não sabe qual caminho seguir nas eleições para o governo de Goiás nas eleições do ano que vem.

PSDB sofre três baixas na Alego desde 2019
Após eleger seis deputados estaduais em 2018, o PSDB de Marconi Perillo e José Eliton já perdeu dois deputados estaduais desde 2019: Diego Sorgatto e Tião Caroço, que migraram para o DEM caiadista. O terceiro parlamentar a abandonar o ninho tucano deverá ser Francisco Oliveira (foto), também de malas prontas para o DEM.

RESUMO

Receio de uma terceira onda de Covid-19 no País obrigou os partidos a realizarem uma revisão em suas agendas no interior de Goiás. Qualquer ação partidária que cause aglomeração pode gerar mal-estar e desgastes. Só encontros mais discretos na pauta.

Secretário municipal de Planejamento, Veter Martins (PSD) pode desistir do projeto de concorrer a deputado estadual nas eleições do ano que vem.

A PEC de extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) deverá ser rejeitada na CCJ antes mesmo de chegar ao plenário da Assembleia Legislativa.

Vice-prefeito Vilmar Mariano (MDB/foto) já projeta o seu futuro político caso venha a assumir a Prefeitura de Aparecida de Goiânia em uma eventual renúncia de Gustavo Mendanha em 2022. Primeiro ato: exonerar 80% do secretariado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo