Goiás Online

Jataí: Humberto Machado evita Gustavo Mendanha

Helton Lenine 

A visita de Gustavo Mendanha a Jataí, na semana passada, foi marcada por um constrangimento: solicitado a abrir a agenda para receber o aparecidense, o prefeito Humberto Machado (foto), que também é do MDB, respondeu que o faria de bom grado, desde que Daniel Vilela acompanhasse Mendanha. O encontro acabou não acontecendo.

Assédio
Na visita a Jataí, Gustavo Mendanha foi escoltado pelo deputado federal João Campos, que está empenhado em tirar o prefeito de Aparecida do MDB e levá-lo para o Republicanos.

Sintomático
Daniel Vilela confirma: ele e Iris Rezende vão agendar nos próximos dias uma reunião com o governador Ronaldo Caiado para trocar ideias sobre as eleições do ano que vem.

Críticas
Repercutiram com força entre os partidos as críticas que o ex-prefeito de Trindade Jânio Darrot fez a Gustavo Mendanha e à sua movimentação para que o MDB tenha candidato próprio em 2022.

Marionete
Darrot foi duro ao mostrar que o nome de Gustavo Mendanha não tem condições de unificar a oposição contra a reeleição de Ronaldo Caiado. O empresário chamou o aparecidense de “marionete” de Marconi Perillo.

Base aliada
O governador Ronaldo Caiado (DEM) conseguiu, na Alego, 24 votos para aprovação da PEC do Teto de Gastos, que assegura a adesão de Goiás ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do governo federal.

Novidade
Deputado Francisco Oliveira votou a favor da PEC do Teto dos Gastos, mesmo com a executiva estadual do PSDB recomendando posição contrária à matéria.

Antecipação
Se for expulso do PSDB, Francisco Oliveira assina, de imediato, filiação ao DEM e não precisa esperar a “janela partidária” em abril de 2022.

Cassação
Vereador Leo José (PTB), de Goiânia, segue confiante na improcedência da ação que investiga alegação de fraude nas cotas de gênero na sua chapa.

Cassação II
O Ministério Público Eleitoral se manifestou pela cassação do mandato de Leo José, eleito em 2020. A Justiça Eleitoral vai dar a palavra final.

Mais nomes
No MDB aparecidense, não é apenas Max Menezes que pretende concorrer às eleições de 2022 para a Assembleia Legislativa. Ezízio Barbosa e Rogério Almeida também estão no páreo.

Enigma
A ex-primeira-dama de Goiânia e ex-deputada federal Iris de Araújo (MDB) manifesta opinião sobre a política goiana através de postagens pelo Twitter. Mas sempre de forma “enigmática”.

Pragmatismo
O presidente do PSD em Goiás, Vilmar Rocha, admite que o partido pode se aliar, em 2022, tanto à situação, no caso ao governador Ronaldo Caiado (DEM), quanto à oposição centro-direita. Ele exclui conversações com as esquerdas, incluindo o PT.

Visita de Bolsonaro a Anápolis acaba resultando em fiasco
Sem a presença do governador Ronaldo Caiado (DEM) e do prefeito Roberto Naves (PP), a passagem do presidente Jair Bolsonaro (sem partido/foto) por Anápolis, na última quarta-feira, 9, acabou esvaziada. Nem mesmo as lideranças evangélicas mobilizadas pelo deputado federal Major Vitor Hugo para receber o capitão apareceram para prestigiar a visita.

RESUMO

O tempo passa, o tempo voa e Gustavo Mendanha não tem um vereador sequer entre os 25 que exerça oposição ao seu governo em Aparecida de Goiânia.

Os vereadores aparecidenses não entenderam: no regime democrático, o Legislativo fiscaliza os atos do Poder Executivo, daí a necessidade de independência e liberdade para cobranças e críticas.

Só pra lembrar: no primeiro mandato de Gustavo Mendanha, dos 25 vereadores, apenas um exerceu o papel de oposição: Manoel Nascimento, do DEM.

Presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSB/foto) teve participação decisiva para a conquista de 24 votos favoráveis à adesão de Goiás ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Recebeu cumprimentos do governador Ronaldo Caiado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo