Evento discute conscientização da violência contra o idoso em Goiânia
A Prefeitura de Goiânia realizou na manhã desta terça-feira (15/6) evento na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SEDHS) para lembrar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Participaram do encontro que debateu políticas públicas contra esse tipo de crime a primeira-dama Thelma Cruz, o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Zé Antônio, o presidente do Conselho de Psicologia, Wadson Arantes, a assessora de Proteção à Pessoa Idosa da SEDHS, Karla Oliveira, servidores da secretaria e convidados da comunidade.
Durante o evento, Thelma Cruz enfatizou a importância do cuidado com os idosos. “É muito importante estarmos aqui hoje debatendo ações para fazer valer a lei, para que possamos dar segurança para essas pessoas que tanto precisam da gente”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Zé Antônio, alertou que a população pode ajudar a proteger os idosos. “Neste exato momento que estamos aqui, há um idoso sofrendo violência, seja ela física, psicológica, emocional, de ordem sexual ou financeira. No nosso Estado, infelizmente, os dados são gritantes, então, se você já viu ou sabe de algum idoso que sofre violência, denucie no Disque 100 ou 190”, destacou.
Segundo dados do Disque 100, só no primeiro semestre deste ano mais de 33,6 mil casos de violações foram registrados contra o idoso no país. Há ainda os casos não contabilizados, considerando a dificuldade que o idoso tem para fazer a denúncia. Na maioria das vezes, o local onde ele sofre violência é na própria residência.