Edital credencia empresas para reforma de 4.550 moradias
O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), publica edital para credenciamento de empresas de arquitetura, engenharia e assistência social que serão contratadas para realizar projetos para reformas, ampliações e melhorias de 4.550 moradias em 152 municípios.
Os recursos disponíveis são da ordem de R$ 6,1 milhões para esta primeira fase de elaboração dos projetos. Para a execução das obras, que será contemplada em novo edital, serão disponibilizados mais R$ 90 milhões, também do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).
Serão beneficiadas famílias com renda de até três salários mínimos. A ação faz parte do programa Goiás Social, coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS), que ajuda famílias em situação de vulnerabilidade social e congrega várias áreas da administração estadual.
“Objetivo é atender a demanda da população. Vamos romper as desigualdades regionais, e dar as regiões mais pobres de Goiás cidadania e dignidade”, afirma o governador Ronaldo Caiado ao falar sobre os investimentos na área habitacional.
“O governador Ronaldo Caiado disponibilizou recursos para execução desse importante programa que vai mudar a vida de milhares de famílias que vivem em habitações precárias. Estamos conclamando arquitetos, engenheiros e assistentes sociais de todo o Estado para se unirem a nós nesse grande trabalho. Neste primeiro momento o foco são os projetos de arquitetura/engenharia”, afirma Lucas Fernandes, presidente da Agehab.
De acordo com ele, mesmo que a empresa tenha capacidade para executar apenas 20 projetos, ela pode participar do credenciamento. “Queremos todos, vamos somar esforços para alcançar essa grande meta. É um programa arrojado, estamos construindo uma rede de parcerias, de forma transparente e com editais públicos”.
A Agehab já se reuniu com os Conselhos de Engenharia e Agronomia (Crea-GO) e Arquitetura e Urbanismo (Cau-GO) em busca de apoio na divulgação dos editais junto aos seus profissionais. A proposta também será apresentada aos conselhos de Brasília. Lucas Fernandes reforça que pequenos escritórios de todo o Estado podem participar do credenciamento para atuação regional nos projetos demandados pela Agehab. Também deve integrar a equipe um profissional de serviço social, que pode ser terceirizado.
O chamamento público nº 006/2021 foi publicado no Diário Oficial do Estado, edição do dia 18/06/2021, e já está disponível no site da Agehab (www.agehab.go.gov.br).
As organizações interessadas em participar da seleção já podem encaminhar a documentação pelo e-mail: [email protected]. Mais informações ou esclarecimento de dúvidas pelos telefones (62) 3096-5014, 3096-5017 e 3096-5024.