PRF apreende medicamentos de uso controlado que eram transportados irregularmente
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na última terça-feira, 22, mais de 100 mil comprimidos de medicamentos de uso controlado sem nota fiscal. Os remédios, em sua maioria de uso psiquiátrico, eram transportados em um ônibus que saiu do Estado da Bahia e seguia até Anápolis (GO) e que foi abordado por policiais rodoviários federais que participam de uma fiscalização do transporte de passageiros.
Ao Diário de Aparecida, o inspetor e assessor de comunicação da PRF, Newton Morais, informou que no bagageiro do ônibus os agentes encontraram 11 caixas enviadas por encomenda, que constavam apenas o manifesto de transporte, sem a devida documentação fiscal. “Nesse caso, eram cartelas de remédios separadas que foram mandadas, não sabemos o porquê, de Porto Seguro para Anápolis, sendo que aqui é onde se produz medicamentos.
A procedência desses medicamentos, também não sabemos. A mercadoria continha 87.680 comprimidos de fenobarbital, 8.400 comprimidos de diazepam, 5.805 comprimidos de cloridrato de paroxetina, 4.000 comprimidos de uni-carbamaz e 1.950 comprimidos de carbamazepina”, explicou.
Os policiais também observaram que os medicamentos estavam acondicionados apenas em caixas de papelão, fora da embalagem original e sem bula – era um total de 107.835 comprimidos. “Toda a mercadoria foi colocada à disposição da Vigilância Sanitária para a destinação devida e o remetente foi qualificado em documento que será encaminhado à Polícia Judiciária de Anápolis para a investigação da origem da carga”, finalizou Newton Morais.