Bolsonaro no Patriota fragiliza grupo de Braga
Helton Lenine –
A filiação do grupo do presidente Jair Bolsonaro ao Patriota enfraquece o projeto de Jânio Darrot de disputar o governo de Goiás e pode afetar a hegemonia política do empresário Jorcelino Braga (foto), atual presidente da sigla em Goiás. Deputado federal Vitor Hugo emerge como liderança forte no novo Patriota.
Aliança
Devem avançar as conversações, durante visita dos cardeais do PSD ao governador Ronaldo Caiado, hoje, em Goiânia, sobre a aliança do partido com o Democratas.
Em peso
Gilberto Kassab, Vilmar Rocha, Henrique Meirelles, Vanderlan Cardoso e Francisco Jr serão recebidos, em reunião reservada, no Palácio das Esmeraldas.
Composição
Na composição política, o PSD deve indicar o goiano Henrique Meirelles como candidato a senador na chapa encabeçada por Ronaldo Caiado, que concorre à reeleição em 2022.
MDB presente
Além do PSD e DEM, o MDB deverá figurar também na chapa majoritária do bloco governista, com Daniel Vilela na vaga de vice de Ronaldo Caiado.
Turbulência
O Governo Jair Bolsonaro não passa por um bom momento: queda do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e denúncia de fraude em compra de vacina.
Institucional
Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) esteve em Brasília, no gabinete de Vanderlan Cardoso, que questiona o resultado das eleições na Capital. Foi tratar de emendas parlamentares.
Institucional II
Vanderlan prometeu ajudar Rogério Cruz. “Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Tenho compromisso com Goiânia.”
Sem data
Empresário aparecidense Osvaldo Zilli, pré-candidato à Câmara Federal, não definiu data para filiação ao PTB, da base caiadista.
Recuo
Deputado federal Professor Alcides resolveu esperar um pouco para decidir se irá ou não deixar o Progressistas, já que tem prazo até 3 de abril de 2022.
Afinado
Vice-prefeito Vilmar Mariano (MDB) decidiu acatar conselhos de emedebistas e passou a defender o governo de Gustavo Mendanha (MDB).
Andanças
Mariano tem acompanhado Mendanha no proselitismo político que o prefeito realiza em visitas pelo interior do Estado.
Elogios
Nas conversas com aliados do MDB, Vilmar Mariano não economiza elogios a Daniel Vilela, filho de Maguito Vilela e político influente em Aparecida de Goiânia.
Lissauer decide concorrer a deputado federal em 2022
O presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (foto), deve trocar o PSB pelo DEM para disputar mandato à Câmara Federal. Ele tem bases eleitorais principalmente na região Sudoeste do Estado. Lissauer defende a reeleição do governador Ronaldo Caiado (DEM).
RESUMO
Ex-prefeito Iris Rezende deverá estar em Goiânia, semana que vem, para participar da convenção do MDB, em apoio a novo mandato de presidente para Daniel Vilela.
Gustavo Mendanha diminuiu o ritmo de conversas com lideranças políticas do MDB e de outros partidos sobre composições e candidaturas às eleições do ano que vem.
Emedebistas experientes não acreditam em rompimento entre Gustavo Mendanha e Daniel Vilela e que, em 2022, o prefeito de Aparecida estará ao lado das posições a serem tomadas pelo comando estadual do MDB.
Deputado federal Zacharias Calil (foto), pré-candidato ao Senado pelo DEM, critica a intenção do ex-ministro Henrique Meirelles de retornar ao Estado para concorrer ao mesmo cargo, nas eleições de 2022, na chapa de Ronaldo Caiado. “Goiás não é capitania de São Paulo.”