Notícias

Inclusão de gênero é realidade em rede de supermercados

Minha orientação sexual nunca atrapalhou o meu crescimento profissional.” “Estou aguardando uma promoção.” Essas são, respectivamente, frases de José Francelino Júnior, o Fran, de 35 anos, e de Lorena Brito Naves, 29 anos.

Ambos são colaboradores na loja Sol Nascente, em Goiânia. O encarregado de frios, Fran, conta que assumiu ser homossexual para a família aos 17 anos. Fran veio do interior do Estado, Formoso, para a Capital em busca de novas oportunidades.

E ele conquistou o primeiro emprego há quase 11 anos, começou como repositor de frios, e hoje lidera uma equipe de quatro profissionais. “Fui recebido com amor. Meu jeito aberto e brincalhão me permite fazer amizades facilmente. Hoje tenho uma família no Bretas. Minha orientação sexual nunca atrapalhou o meu crescimento profissional”, pontua.

Diversidade
Lorena se destaca na função de operadora de caixa e aguarda, em breve, uma promoção. “Inspiro-me em outras mulheres. No trabalho, faço o meu melhor e me dedico completamente”, pontua. A estudante de Enfermagem, de 29 anos, está em processo de transexualização. As prioridades atuais são retirar o pomo-de-adão e colocar próteses mamárias.

Ela trabalha na rede de supermercados há quase três anos e revela que sempre foi tratada com muito respeito pelos colegas e também pelos clientes. “Fiquei receosa quando fui chamada para a entrevista de emprego em 2019. O meu medo caiu quando as recrutadoras me questionaram se eu ia conseguir prosseguir meus estudos e trabalhar”, conta.

Para a jovem, a data marca a resistência diária de todos os LGBTQIA+. “Somos a representatividade. É muito importante conscientizar e reforçar a importância do respeito e da promoção da equidade social e profissional de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais e assexuais.”

Valorização
A Cencosud Brasil – grupo ao qual pertence o Bretas – possui uma política da Diversidade e Inclusão e conta com um canal direto de denúncias. Anualmente, é feita uma pesquisa de clima organizacional. O grupo produz e disponibiliza para todos os colaboradores e pessoas recém- admitidas vídeos educativos e cursos sobre diversidade e inclusão.

“Aqui entendemos que trabalhando com políticas de inclusão e diversidade garantimos que nossa gente represente a sociedade e comunidade a que estamos inseridos. Por isso valorizamos, reconhecemos e celebramos estas datas importantes”, afirma o gerente de Recursos Humanos, Wanderson Ferreira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo