Cimehgo prevê fim do frio intenso em Aparecida e Goiânia para semana que vem
A previsão do tempo para os próximos dias em Aparecida de Goiânia inclui manhãs frias e tardes um pouco mais quentes. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo), isso tem a ver com a gradativa redução de uma massa de ar polar. “A massa de ar polar perde gradativamente a intensidade e as temperaturas mínimas ficam amenas pela manhã e umidade relativa do ar em declínio no período da tarde”, aponta o relatório. Além disso, o prognóstico para este final de semana segue com tempo estável e sol.
Ao Diário de Aparecida, o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás (Semad), André Amorim, explicou que de manhã as temperaturas estarão mais baixas e elas vão esquentar ao longo do dia. “Semana que vem essa massa de ar polar já perdeu intensidade, mas o friozinho ainda fica só de manhã mesmo, com variação da temperatura entre 15ºC e 30ºC.
O pessoal sai de blusa, mas depois a gente chama de efeito cebola. Começa o dia empacotado, mas depois ele já vai retirando essas blusas durante o dia, porque aí o sol vai estar bem quente. O detalhe que nós estamos chamando atenção é para por conta da umidade do ar que vai estar bem baixa”, alerta.
Essa semana, Goiás registrou a menor temperatura da história desde 1988. Em Jataí, na região Sudoeste, moradores enfrentaram -1°C, o que, segundo produtores rurais, prejudicou plantações e criação de animais. A temperatura é a mais baixa registrada na região em 33 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia em Goiás. Água, pasto e alfaces congelaram, além de um porco ter morrido. Chefe do Instituto Nacional de Meteorologia em Goiás, Elizabeth Alves disse que a temperatura é recorde na região. “A última temperatura de -1°C ocorreu há 33 anos, em 1988. De lá para cá, essa temperatura só voltou a ser registrada agora novamente”, disse.
Esse frio todo é fruto de uma frente fria que se aproximou do Estado na terça-feira, 29, da semana passada. “Essa massa de ar frio chega no sul do Brasil e deve persistir ao longo da semana trazendo aqui para gente esse friozinho com cara do nosso inverno que ainda não tinha chegado”, explicou Elizabeth Alves.