Papa passa bem após cirurgia para remover parte do cólon
O papa Francisco está alerta, respirando sem assistência e em bom estado geral após uma cirurgia para remover parte do cólon, informou o Vaticano nesta segunda-feira (5).
O papa, de 84 anos, deve permanecer no hospital durante sete dias, se não houver nenhuma complicação após a operação, que durou cerca de três horas, na noite desse domingo. A cirurgia foi realizada por uma equipe médica de dez pessoas no hospital Gemelli de Roma, disse o porta-voz Matteo Bruni em comunicado.
O pontífice foi submetido a uma hemicolectomia esquerda, um procedimento para remover um lado do cólon, disse Bruni. Foi a primeira vez que o Vaticano revelou a natureza específica da cirurgia.
A declaração não especifica se a decisão de remover parte do cólon foi tomada antes ou durante a cirurgia.
A operação já agendada era para tratar uma estenose diverticular sintomática do cólon, uma doença que faz bolsas sobressaírem da camada muscular do colón e a estreitarem.
Além de causar dor, o problema, que é mais comum em pessoas mais velhas, pode causar inchamento, inflamação e dificuldade nos movimentos intestinais.
Esta é a primeira vez que Francisco é hospitalizado desde sua eleição como papa em 2013.
A cirurgia parece ter sido programada para coincidir com um período em que o pontífice tem apenas um compromisso público – sua bênção de domingo na Praça de São Pedro.