Sujo e com aspecto abandonado, moradores pedem limpeza do Córrego Galhardo
O que deveria ser um orgulho, é motivo de preocupação e incômodo. O Córrego Galhardo tem sua nascente no Setor Colina Azul onde se forma a Área Pública do Bosque em uma extensão de aproximadamente 600 metros lineares entre as ruas Saracura e Pelicano e entre a Avenida Flamingo e a Rua Perdizes do bairro.
Ao Diário de Aparecida chegou a vindicação de que o Córrego Galhardo está com aspecto abandonado, por causa da sujeira depositada pela própria população. Já preocupados com o próximo período chuvoso, moradores disseram que as águas sobem e invadem as ruas, tornando o local intransitável, principalmente aos transeuntes.
“Tem esgoto caindo no córrego, o odor é forte, causa constrangimento para nós moradores e para quem passa nas ruas próximas, e ainda, muito lixo e bichos mortos, tanto dentro, como nas margens, Para piorar não tem escoamento correto da água que fica acumulada gerando mosquitos. O projeto Águas Limpas de 2017, não resolveu o problema”, disse Aurora dos Santos, 76 anos, moradora há 32 anos em frente ao bosque.
Já a microempresária, Ludimila Alves Andrade Gomes, que também reside em frente ao bosque, elogiou dizendo que o bosque está cercado e as calçadas estão pintadas, porém há a questão desse esgoto e escoamento que precisa ser resolvido.
Prefeitura
A secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida (Semma) informa que vai verificar no sistema da pasta para saber se a área é pública ou privada. Caso seja pública, a secretaria informa que tomará todas as medidas necessárias para manter a preservação da área da nascente, como limpeza e cercamento.
Caso seja privado vai notificar o proprietário para realizar a limpeza. Informa ainda que há um projeto para construção e preservação de toda a área pública do parque do Setor Colina Azul. A Semma informa ainda que no caso do esgoto vai acionar a BRK para tomar as devidas providências para sanar os problemas no local.
Abastecimento hídrico
A Saneago informou ao DA que uma equipe de técnicos da BRK Ambiental, empresa subdelegatária para os serviços de esgotamento sanitário em Aparecida de Goiânia, irá até o local para fazer uma vistoria.