Romário Policarpo ocupa espaço como articulador da governabilidade de Cruz
Antes mesmo da posse de Rogério Cruz (Republicanos) no cargo de prefeito de Goiânia, com a internação e depois falecimento de Maguito Vilela, o presidente da Câmara Municipal Romário Policarpo (Patriota) já havia entrado em campo para contribuir com a “governabilidade”, ou seja, assegurar maioria de votos no plenário para a gestão que se iniciaria.
Romário Policarpo, que exerce forte liderança junto às bancadas partidárias no Legislativo goianiense, tanto é que exerce o segundo mandato como presidente da Casa, foi decisivo na conquista de votos para os projetos de Rogério Cruz. Habilidoso nos bastidores, Policarpo mostrou prestígio e influência no convencimento junto aos vereadores para que o novo prefeito pudesse executar as primeiras medidas de seu governo.
Em razão de seu trabalho em favor de Goiânia, vereadores e partidos políticos já lembram o nome de Romário Policarpo para concorrer à Câmara Federal nas eleições do ano que vem. Cauteloso, Policarpo não antecipa decisões, mas diz que recebe com “humildade” a sugestão para disputar uma cadeira em Brasília. De imediato, dirigentes de partidos políticos, como Vilmar Rocha (PSD) e Daniel Vilela (MDB), fizeram convite para o presidente da Câmara Municipal, hoje filiado ao Patriota. “Não é hora de mudar de partido. Temos muito prazo para pensar sobre isso”, desconversa Romário Policarpo.
Com a “queda” do MDB de Daniel Vilela do Paço Municipal, em março último, e como espaço político não fica “vazio” por muito tempo, logo novas forças se compuseram, denotando habilidade e capacidade de articulação, e ocuparam espaço na prefeitura. Entre os políticos que saíram fortes com a saída dos emedebistas, sem dúvida alguma, quem despontou foi Romário Policarpo, que não titubeou em estar ao lado do prefeito Rogério Cruz durante a crise de “governabilidade”.
Embora com quase todas as articulações passando pelas suas mãos, ele não gosta de aparecer e se consolida como um interlocutor do primeiro time a cada dia. Por dois motivos, apontados por vereadores. Primeiro, o que acerta com os aliados, o jovem político cumpre. Se não pode cumprir, explicita a questão e não ilude ninguém. Ele é confiável. Segundo, além de presidente da Câmara, é o vice-prefeito de Goiânia.
Anselmo: “Dar apoio para a gestão é pensar no futuro”
Vereador por 10 mandatos consecutivos, Anselmo Pereira não hesitou em hipotecar apoio à gestão do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) quando o MDB anunciou rompimento com o Paço Municipal, em março último. “Nós, vereadores, temos compromisso com o desenvolvimento de Goiânia, independente de questões político-partidárias. De imediato, comuniquei ao prefeito que estaríamos ao seu lado, na Câmara, para aprovar as matérias de interesse da população.”
Anselmo Pereira aceitou, de imediato, o convite para exercer a vice-liderança do prefeito no Legislativo goianiense, em auxílio ao trabalho realizado pelo líder Sandes Júnior (Progressistas). “Atuamos em conjunto para assegurar a maioria de votos, em plenário, em apoio aos projetos encaminhados pelo prefeito Rogério Cruz.”
A longa experiência de Anselmo na Câmara Municipal favorece a aprovação dos projetos de interesse do Paço Municipal. “Tenho uma longa vida política no Legislativo. Isso contribui com o trabalho em favor do prefeito e de seu secretariado. Sempre foquei o desenvolvimento da cidade, principalmente nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e infraestrutura.”
Anselmo Pereira ressalta que Rogério Cruz deve receber o respaldo dos partidos, vereadores, das entidades de classe, profissionais liberais, servidores públicos para desempenhar com “eficiência” o seu mandato. “Cruz foi surpreendido, como todos nós, goianienses”, pela morte inesperada do prefeito Maguito Vilela. Por isso, o prefeito precisa contar com o respaldo de todos para cumprir integralmente o plano de governo defendido na campanha eleitoral de 2020.”
O vereador do MDB disse que age com “habilidade e competência” ao governar Goiânia em parceria com a Câmara Municipal. Dos 35 vereadores, apenas dois fazem oposição. Ele acerta ao dizer que o Paço Municipal está aberto a cada parlamentar para apresentar ideias, sugestões e, principalmente, as demandas da população. Anselmo lembra as palavras de Rogério Cruz, no início do mandato, em janeiro: “Harmonia precisa ser constante em todos os momentos. Vereador não precisa marcar agenda”, afirmou o prefeito em exercício ao apresentar a equipe de auxiliares.
Anselmo Pereira ressaltou que o prefeito Rogério Cruz está comprometido em concluir todas as obras iniciadas na gestão de Iris Rezende (MDB), como o BRT Norte/Sul, as avenidas Jamel Cecílio e Leste/Oeste, reestruturação das ruas e avenidas de todas as regiões, o IPTU Social (isenção de 50 mil famílias do pagamento neste ano) e também construção e reformas de unidades na saúde e educação.
O vice-líder do prefeito na Câmara Municipal citou a importância da Secretaria de Infraestrutura, que toca grandes obras em Goiânia e também planeja uma série de pequenas benefícios que vão trazer grandes soluções para moradores dos mais variados bairros da cidade, como pontes e outras estruturas com foco na melhoria da mobilidade urbana da capital, inclusive nos bairros descentralizados.