Goiás Online

Marconi quer Gustavo como “boi de piranha” na disputa com Caiado

Helton Lenine 

O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) é um dos estrategistas do marketing eleitoral de Gustavo Mendanha (MDB), estimulando o prefeito de Aparecida de Goiânia a aventurar-se às eleições de 2022 como candidato ao governo do Estado. A oposição, segundo Perillo, precisa de alguém como “boi de piranha” na disputa direta com o governador Ronaldo Caiado.

“Boi de piranha”
Segundo o professor Ari Riboldi, o “boi de piranha” é aquele que se submete ou é submetido a um sacrifício para livrar outra pessoa de uma dificuldade ou da culpa”.

“Boi de piranha” II
No seu livro O Bode Expiatório, Ari Riboli conta que a expressão surgiu da necessidade de atravessar o gado em rio com piranhas. O boiadeiro deveria escolher um animal velho ou doente e colocá-lo na água em local acima ou abaixo do ponto de travessia.

“Boi de piranha” III
Enquanto as piranhas devoram o boi escolhido, os demais passam pelo rio e seguem a caminhada sem dificuldade.

Terá coragem?
A pergunta que persiste: Gustavo Mendanha vai renunciar o mandato, após um ano e quatro meses de gestão, para uma aventura eleitoral em 2022?

Distanciamento
O episódio de Aruanã, em que o governador e o presidente do MDB de Goiás trocaram elogios, marca o início do distanciamento político entre Gustavo Mendanha e Daniel Vilela.

Ódio e ódio
Na entrevista que concedeu ao jornal O Popular, o prefeito Gustavo Mendanha destila ódio, ódio e ódio em relação ao governador Ronaldo Caiado (DEM). Não se faz política, para se alcançar sucesso, olhando no retrovisor.

Frustração
Max Menezes (MDB) esperava assumir cadeira de deputado estadual em junho ou, no mais tardar, julho. Só que Humberto Aidar adiou para dezembro ou janeiro a posse como conselheiro do TCM, após aprovação de seu nome pelo plenário da Alego.

100% Caiado
Deputado federal José Nelto, presidente do Podemos em Goiás, disse que o partido apoia 100% a reeleição do governador Ronaldo Caiado (DEM). Segundo Nelto, o apoio ao democrata é programático e não tem pressão por vaga na chapa majoritária.

Fim da era tucana
Ainda José Nelto: “Não retiramos o PSDB de Marconi Perillo do poder, depois de 20 anos de mando, para devolvê-lo ao tucanato. Somos racionais e realistas”, frisa.

Em baixa
O governo de Jair Bolsonaro é considerado “ruim ou péssimo” por 48,2% dos brasileiros, de acordo com dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Apenas 27,7% da população aprova o presidente, o menor percentual desde a posse, segundo o levantamento.

Improbidade
Em decisão unânime, a 4ª Vara Cível do TJ-GO confirmou, em sede de apelação cível, a sentença da juíza Zilmene Gomide da Silva Manzolli, da 4ª Vara da Fazenda Pública do Estado de Goiás, que condenou o ex-governador de Goiás e atual deputado federal, Alcides Rodrigues Filho (Patriota), por improbidade administrativa.

Improbidade II
Segundo a sentença de primeiro grau, agora confirmada pelo Tribunal, Alcides Rodrigues, enquanto governador do Estado, teria empenhado nos dois últimos quadrimestres do seu mandato, que terminou em 2010, quase R$ 1 bilhão em despesas que não foram pagas, contrariando o disposto no artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Caiado e Cruz: parcerias e aliança para as eleições
Governador Ronaldo Caiado e o prefeito Rogério Cruz intensificam as parcerias administrativas, com presenças em eventos em Goiânia. Esse ambiente permite também o início de conversações entre o DEM e o Republicanos para alianças às eleições de 2022.

RESUMO

Aliados políticos recomendam a Gustavo Mendanha ter mais cautela nas suas visitas ao interior do estado durante o expediente de trabalho, de segunda a sexta-feira, com nítido proselitismo eleitoral, para não incorrer em ilegalidade no exercício do cargo de prefeito.

Maguitistas da velha aguarda de Aparecida de Goiânia tem recomendado a Gustavo Mendanha não entrar em “colisão” com o ex-deputado Daniel Vilela, presidente estadual do MDB, na discussões sobre os rumos do partido para 2022.

Deputado federal José Nelto, presidente do Podemos de Goiás, diz que Gustavo Mendanha perde tempo em sonhar com o apoio do partido a um eventual projeto eleitoral em 2022. “Podemos está fechado com a reeleição de Ronaldo Caiado”.

Vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (foto) vai recorrer da decisão liminar que bloqueou seus bens. A Justiça atendeu um pedido do MP-GO, que investiga suspeitas de contratação superfaturada de um curso para servidores da Câmara de Aparecida, no valor de R$ 135 mil, envolvendo outras pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo