Notícias

Maioria esmagadora do MDB fecha com Daniel, Iris e Caiado

A maioria esmagadora das bases do MDB – parlamentares, prefeitos, vereadores e dirigentes municipais – segue a liderança do presidente do partido, Daniel Vilela e aprova a aliança com o DEM em apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado às eleições de 2022, conforme levantamento feito pelo Diário de Aparecida.

Daniel Vilela e o ex-prefeito Iris Rezende lideram movimento no MDB goiano para definir acordo com o DEM, garantindo a presença de um representante do partido na chapa caiadista como candidato a vice-governador ou a senador.

Na visão de Iris Rezende, o MDB precisa se revigorar elegendo deputados federais e estaduais e, para ele, aliar-se ao governo do Estado seria vantajoso para atender a essa prioridade. “Precisamos recuperar as forças do partido para enfrentar as urnas, na disputa ao governo, não em 2022 e sim em 2026, prega o líder emedebista às lideranças que o procuram, em seu escritório, em Goiânia. Ele completa: “Além do mais, Ronaldo Caiado realiza um bom governo, o que o credencia a disputar novo mandato.”

Como presidente do MDB, Daniel Vilela já sinalizou que vai realizar, até dezembro, uma ampla consulta junto às lideranças para saber qual o posicionamento: aliança com o DEM ou lançamento de candidatura própria a governador. A expectativa era a de que o anúncio do acordo MDB/DEM ocorresse em janeiro, no mais tardar março de 2022, mas tudo indica que a aliança deverá ser confirmada nas próximas semanas, segundo fontes próximas ao presidente Daniel Vilela.

Luiz do Carmo, único senador do MDB de Goiás, agora vice-presidente estadual do partido, integra o bloco liderado por Daniel e Iris, a favor da aproximação com o Palácio das Esmeraldas, em respaldo à reeleição de Ronaldo Caiado. Luiz do Carmo integrou a dissidência do partido que, em 2018, subiu no palanque de Caiado.

Dos quatro deputados estaduais da legenda, três – Bruno Peixoto, Humberto Aidar e Henrique Arantes – estão fechados com a decisão que Daniel e Iris tomarem, ou seja, de coligação MDB/DEM. Apenas Paulo Cezar Martins defende candidatura própria ao governo.

Os ex-presidentes da Executiva estadual do MDB – Nailton de Oliveira e Samuel Belchior – também estão alinhados com o respaldo à reeleição do governador Ronaldo Caiado. “O MDB já perdeu seis eleições consecutivas para o governo estadual. Caiado foi eleito senador com apoio do nosso partido. Em 2018, abriu o coração para o MDB, mas a legenda não enxergou isso. Agora, Daniel Vilela e Iris Rezende estão no caminho certo, em defesa da aliança com o DEM”, frisou Nailton de Oliveira.

Dos 29 prefeitos emedebistas, 90% querem o acordo e logo

90% dos 29 prefeitos atuais do MDB respaldam a aproximação do presidente estadual Daniel Vilela e do ex-prefeito Iris Rezende com o Palácio das Esmeraldas, sob o argumento de que o partido não tem nome competitivo para a disputa à sucessão estadual. Sustentam, também, que o governador promove parcerias, dialoga com os municípios e realiza uma gestão democrática e transparente, o que os leva a defender o diálogo para alianças eleitorais em 2022 com o DEM. Prefeitos como Humberto Machado (Jataí), Haroldo Naves (Campos Verdes), Pábio Mossoró (Valparaíso de Goiás e Edson Guimarães (Pontalina) ressaltam que acompanharão a decisão que Daniel Vilela tomar sobre as eleições de 2022. “O governador valoriza os prefeitos, discute a definição das obras, além de ser um político ético, honesto e com espírito público”, lembra Pábio Mossoró, um dos emedebistas que acompanha Caiado desde a campanha de 2018.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo