Aparecida

Mortes de macacos em Aparecida acende o sinal de alerta para suspeita de febre amarela

No bairro Jardim Paraíso, próximo à Fábrica Mabel e à BR-153, junto à mata e ao Córrego Santo Antônio em Aparecida, a moradora, Neila de Lourdes Assis, disse ao Diário de Aparecida que os macacos que apareceram mortos no último domingo, 11, eram criados livres na natureza. A morte de macacos é considerada sinal de alerta para a presença da febre amarela ou raiva em perímetros urbanos.

“Diariamente, dois grupos de 6 a 8 macacos visitam nossos quintais. Um dos grupos tinha uma filhotinha, justo a que apareceu morta, e dois machos, também que morreram. No outro grupo, o filhotinho era macho, inclusive hoje [13 de junho] nenhum macaco apareceu em busca de comida. Eles são dóceis, sociáveis e humildes, comem banana, pão, maçã. Pelo fato da mata ser pequena, eles comem o que encontram e o que os moradores dão. Estamos sentindo falta”, exclamou Neila Assis que reside há 7 anos no Jardim Paraíso.

A vizinhança afirmou nunca ter ouvido falar em captura e cativeiro contra os micos. Segundo eles, só houve mortes entre os animais quando ocorreram incêndios na região. Perguntada sobre as suspeitas dos vizinhos, afirmaram que podem ser várias hipóteses, inclusive envenenamento.

“Não acreditamos terem sido atropelados na BR-153 ou ruas, porque eles andam sobre os muros e árvores, e sempre estão nas margens do córrego. Nossa suspeita é envenenamento, mas só a perícia para saber. Mas na sexta-feira, 9, um dos machos estava na casa do meu vizinho, se sentindo mal, não comia e bebia, e no domingo apareceu morto”, falou.

É importante salientar que os macacos não transmitem a febre amarela. A doença é transmitida por mosquitos a pessoas não vacinadas em áreas de mata. Nos últimos sete dias, foram notificadas 4 mortes: uma em Goiânia, uma no Conjunto Maysa, saída para Trindade, e três no Jardim Paraíso. A Secretaria Estadual de Saúde detectou 40 mortes de macacos neste ano, 4 amostras testaram positivo para a febre amarela.

 

Laudo
Ao DA, o Centro de Zoonoses de Aparecida explicou que os 3 animais encontrados no domingo foram recolhidos pelos técnicos na manhã de segunda-feira, 12. A equipe fez o registro da ocorrência e se dirigiu ao local, os animais mortos foram recolhidos para a coleta de amostras de materiais que são encaminhadas a laboratórios oficiais para pesquisa de raiva e febre amarela. O laudo deve sair daqui há 20 dias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo