Notícias

Cresce o número de motoristas embriagados no trânsito de Anápolis

A Polícia Civil de Goiás, através da Operação Direção Consciente realizada nos dias 17 e 18 na cidade de Anápolis, flagrou 16 motoristas dirigindo embriagados. Destes, cinco estavam dirigindo acima da tolerância criminal, os mesmos receberam voz de prisão e foram encaminhados a delegacia.

Segundo o delegado que estava à frente da operação, Manuel Vanderic, o caso que mais chamou a atenção dos policiais foi o de uma mulher de 30 anos, que estava dirigindo bêbada com os dois filhos no carro, um de 04 e outro de 10 anos. “Ao ser abordada, a mulher contou à equipe policial, que estava voltando da casa do namorado dela. A mulher foi detida mas depois liberada, após pagamento de fiança e às crianças entregues para o pai”, disse.

Manuel Vanderic, adiantou que a população precisa se conscientizar, que uma pessoa que é vítima de arma de fogo ou de acidente de trânsito o sofrimento é o mesmo ou pior. “Eu acredito que uma mãe que teve um filho vítima de acidente de trânsito, sofre ainda mais; porque elas tomam café, elas almoçam com essas vítimas e, sem nenhum vínculo com o trânsito ou doença prévia, recebem a comunicação do óbito”, explicou.

Segundo o delegado, somente neste ano de 2021, em Anápolis 30 pessoas já morreram no trânsito. Um terço dessas vítimas foram devido a combinação de álcool e direção. O que representa um maior gasto no Sistema Único de Saúde (SUS), a maioria dirigindo embriagada.

Penalidades

Pela lei vigente, um condutor flagrado dirigindo embriagado ou sob efeito de drogas tem como pena a detenção, de seis meses a três anos, a multa e a suspensão ou proibição de obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. A multa por dirigir após ter bebido passa pelo fator multiplicador, que é de 10 vezes para esse tipo de infração. Dessa maneira, o valor de R$ 293,47 é apenas a base, que passa por multiplicação para gerar o valor de R$ 2.934,70, correspondente à multa a ser aplicada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo