Rede municipal de ensino de Aparecida inicia segundo semestre letivo nesta segunda-feira
Iniciam-se hoje, 2, as atividades do segundo semestre com o retorno presencial dos servidores da Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia (RME). Segundo a Secretaria de Educação do município, durante esta primeira semana acontecerão o planejamento das atividades escolares e a preparação das unidades educacionais para a retomada das aulas presenciais, de forma híbrida, previstas para a semana seguinte, a partir da próxima segunda-feira, dia 9 de agosto.
Para o secretário da pasta da Educação, professor Divino Gustavo, esta primeira semana será importante para que as unidades possam organizar e preparar a acolhida dos alunos que retornarão presencialmente a partir do dia 9. “É necessário lembrar que, neste primeiro momento, as escolas receberão até 30% do número de alunos matriculados e que os pais que não se sentirem seguros para enviar seus filhos terão como alternativa o ensino remoto”, disse.
O professor Divino Gustavo explicou ao Diário de Aparecida que a prioridade será para os alunos que não têm acesso à internet ou que tenham algum tipo de deficiência. “Hoje, a orientação do comitê é de 30% da capacidade em forma de rodízio. Nós achamos mais prudente retornar com aqueles alunos que não tiveram acesso à internet durante este período da pandemia e os estudantes com necessidades especiais também são prioridade em nosso planejamento. O propósito é que ocorra de forma escalonada e híbrida, remota e presencial”, ressaltou.
Conforme destaca a superintendente de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME), professora Idelma Oliveira, as atividades pedagógicas do segundo semestre serão iniciadas já no dia 3, amanhã, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVAP). “No ambiente virtual, os alunos, ou seus responsáveis, terão acesso às atividades de forma organizada e isso facilitará a realização das atividades a qualquer tempo”, explicou.
O professor Divino pontuou que a Secretaria de Educação de Aparecida promove cursos de orientação aos colaboradores e que, devido ao avanço da pandemia da Covid-19, a retomada das aulas presenciais teve de ser adiada. “Nossa perspectiva era ter retornado em março, mas, com o avanço da pandemia, nós achamos de forma prudente não retomar as atividades presenciais, mas que continuassem no modelo Reanp [Regime Especial de Aulas Não Presenciais]. Em abril, maio e junho, acompanhando o comitê municipal, foi deliberada a retomada dos 30%.
Então, achamos prudente retornar em agosto, no dia 9, mediante o processo de vacinação dos professores.”
Embora a Secretaria de Educação tivesse proporcionado ferramentas para o desenvolvimento das aulas no modelo remoto, o professor Divino reconhece que ainda existe um déficit educacional e por esse motivo ele defende o retorno presencial. “Nosso maior desafio é a retomada. Percebo a dificuldade da qualidade da educação de forma remota, mesmo usando ferramentas. Alunos que não tiveram internet receberam atividades impressas nas unidades escolares. Os professores não mediram esforços para entregar para cada aluno as atividades. Mesmo assim, entendemos o déficit de aprendizagem durante este período Reanp. Somente o ensino presencial pode sanar essas dificuldades. Estou trabalhando muito para sanar esses déficits de aprendizagens”, defendeu.
De acordo com a pasta, as unidades escolares seguirão as recomendações sanitárias estipuladas pelo Comitê de Prevenção à Covid-19 em Aparecida, como o distanciamento de um metro entre as carteiras, totem de álcool em gel disponível para alunos e servidores, termômetros para a verificação de temperatura de todos que tiverem acesso à escola, com o objetivo de garantir um retorno seguro para estudantes e para os profissionais de educação.
Divino Gustavo pede a compreensão de todos nesse período de retomada. “Vai ser o momento para unir forças, com os gestores, equipe pedagógica, professores, toda comunidade escolar, a família. Isso vai demandar uma dedicação maior. Tem muitos pais que ainda têm medo porque a pandemia ainda não encerrou. Então vamos compreender, orientar. Fazemos palestras periodicamente, trabalhando a psicologia escolar, para tentar trabalhar nas famílias com o fim de mostrar que a escola é um ambiente seguro para essa retomada presencial”, salientou.
Alunos serão avisados por mensagem quando devem comparecer de forma presencial
As escolas já mantêm um canal de comunicação bastante atuante junto a suas respectivas comunidades escolares.
Nesse sentido, nos dias antecedentes ao retorno das aulas presenciais, essas unidades darão publicidade aos cronogramas estabelecidos para o retorno, informando os grupos e alunos que deverão participar tanto do retorno presencial quanto do atendimento remoto. Essa divulgação irá acontecer por diferentes meios, entre eles, com o uso de redes sociais e aplicativos de mensagens.