Lote baldio causa problemas há 20 anos no Jardim Tiradentes
Há mais de 20 anos que os vizinhos do lote baldio da Rua 40, Quadra 120, Lote 18 do Jardim Tiradentes convivem com a sujeira e o mato alto do local. De proprietário desconhecido, os próprios vizinhos fizeram, muitas vezes, a limpeza do lote, por não suportarem a invasão de bichos peçonhentos e o matagal, que transcende os muros da vizinhança. Ainda há o medo pelas tentativas de roubo nas residências.
“O lote está murado, mas não há portão, então, qualquer pessoa pode entrar e fazer o que quiser. Para agravar a situação, vizinhos sem-noção jogam lixo tanto dentro como na porta do lote, gerando monturo com mau cheiro insuportável, principalmente para quem mora nas casas que cercam o lote. Também, pedimos ‘encarecidamente’ a retirada de restos de podas de tronco de bananeiras e entulhos da calçada da casa do lado [lote 19]. Já ligamos na prefeitura para pedir a remoção, mas não fomos atendidos”, disse o reclamante, que pediu a discrição do seu nome.
Segundo o denunciante, as invasões ao lote baldio se tornaram mais frequentes após vândalos arrancarem o portão.
Ocorreu então que populares começaram a jogar lixo, o que, somado ao mato, proliferou insetos, mau cheiro e lugar para usuários de drogas e bandidos se aconchegarem.
Resposta da prefeitura
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) informa que a obrigatoriedade da limpeza de lotes não edificados é do proprietário, mas que a secretaria faz o serviço para minimizar os problemas para a população vizinha. Informa que, com relação ao lote da Rua 40, no Jardim Tiradentes, as equipes de roçagem estiveram no local e providenciaram a limpeza tanto no interior quanto fora do lote e o serviço será cobrado no ITU.
A SDU ressalta ainda que o descarte irregular de lixo e entulho é crime e que o morador, ao flagrar alguma irregularidade, pode acionar a Guarda Civil Municipal pelo 153 ou ligar na secretaria pelo telefone (62) 3545-6040.