Notícias

Prefeitura de Goiânia entrega 45 novas viaturas à Guarda Civil Metropolitana

Em evento realizado na última segunda-feira, 2, a Prefeitura de Goiânia entregou 45 novas viaturas à Guarda Civil Metropolitana (GCM). A solenidade foi realizada no Paço Municipal e marcou o lançamento do novo Procedimento Operacional Padrão (POP) da corporação. De acordo com o prefeito da Capital, Rogério Cruz, a nova frota entregue é composta por 40 veículos (viaturas) para uso dos guardas civis metropolitanos, além de cinco camionetes destinadas ao atendimento da Defesa Civil Municipal e ao Grupamento de Elite da GCM de Goiânia (Romu).

Em pronunciamento, o presidente da GCM, Wellington Paranhos Ribeiro, ressaltou o aumento na demanda da corporação, que acompanhou a especialização de seus agentes. “São 33 anos de atividade, sempre somando com as demais forças de segurança pública da Capital. Neste período, mostramos a evolução na filosofia de trabalho, firmando-nos como instituição que protege”, disse.

Na ocasião, o presidente também mencionou as ações em prol da mulher e da criança, como atuação nos projetos Guarda Mirim e Mulher Amparada, além de ser a primeira instituição brasileira a incluir instruções de abordagem a pessoas LGBTQIA+ em seus procedimentos padrão.

Ainda durante a solenidade, o prefeito da cidade, Rogério Cruz, comemorou a entrega das novas viaturas, frisando que, “com todo esse aparato, sabemos que nossos espaços públicos e população estarão mais assegurados pela corporação”. Ele ainda parabenizou as ações específicas da Defesa Civil, que, durante as fortes chuvas no início do ano, “prestaram inestimável serviço de proteção e orientação à população afetada”. Na oportunidade, o prefeito adiantou projetos previstos para a segurança pública, cujas entregas devem acontecer em breve.

“Além da apresentação de um projeto que firma Goiânia como Cidade Inteligente, vamos otimizar a segurança de nossas cidades, com centrais interligadas com os principais órgãos de segurança pública, além de monitoramento nas divisas de nossa Capital com outras cidades”, enfatizou.

 

O POP
Durante o evento, também foi lançado o Procedimento Operacional Padrão (POP), documento oficial que norteia as abordagens dos agentes. O POP foi idealizado pelo GCM Ébio Cléser Borges (in memoriam), em 2016. Desde então, passou por atualizações que permitiram colocar a GCM na vanguarda das corporações de todo o País, uma vez que o documento é o que mais se aproxima das exigências da Organização das Nações Unidas (ONU) quanto aos serviços policiais prestados.

A frota foi devidamente equipada com sinalizações sonora e visual, além de padronizadas conforme recomendação do Ministério Público (MP-GO).

“O POP contém todos os procedimentos a serem adotados durante uma abordagem pela GCM de Goiânia, preconizando sempre o uso Seletivo da força, alinhados ao que rege o Código Penal Brasileiro, Direitos Humanos e o fundamento do Policiamento Comunitário”, finalizou Wellington Paranhos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo