Notícias

Trecho do BRT Norte-Sul será inaugurado no aniversário de Goiânia

A maior obra de mobilidade urbana da história de Goiânia, o BRT Norte-Sul, que liga a região norte da Capital à cidade de Aparecida de Goiânia, está com 86% dos trabalhos executados no Trecho II, que corresponde do Terminal Recanto do Bosque ao Terminal Isidória, no Setor Pedro Ludovico. A Prefeitura de Goiânia planeja inaugurar no dia 24 de outubro deste ano, quando o município completa 88 anos, o Terminal Isidória e o trecho do Terminal Rodoviária até o Terminal Recanto do Bosque. Já a Praça Cívica e as estações da Avenida Goiás serão entregues até o Natal de 2021.

A obra avança a cada dia e já concluiu a trincheira da Rua 90 com Av. 136, toda a pavimentação da Primeira Radial, Rua 90, Praça do Cruzeiro, Rua 84, Avenida Goiás, Praça do Trabalhador, Avenida Goiás Norte, Avenida Horácio Costa e Silva, Avenida Genésio de Lima Brito, Avenida Lúcio Rebello, e Avenida Oriente. Em todos esses locais foram feitos a fresagem, a rede de drenagem, pavimentação e o pavimento rígido e flexível do BRT Norte-Sul.

Também foi feito o Terminal Recanto do Bosque, que tem 13 mil metros quadrados e está em uso parcial com linhas de ônibus convencionais, além de área de manobras, plataforma dos ônibus e pátio de estacionamento de ônibus, e o Terminal Rodoviária, que é totalmente acessível para a população PCD. O espaço conta com uma área de cobertura de 5 mil m², com 2.300 m2 de área de plataforma, para ônibus comum e também para os ônibus do BRT.

Em todos esses locais por onde as obras já passaram, os espaços contam com pavimento rígido, que é mais forte que o convencional, para suportar o peso dos ônibus, evitando o desgaste, aumentando a resistência e reduzindo o custo de manutenção.

Atualmente, as equipes estão concentradas na finalização do Terminal Isidória, pavimentação da Praça Cívica, Viaduto e Terminal Perimetral, além da conclusão das 31 estações, sendo que 21 estão em fase de acabamento, faltando apenas as do Centro e da Praça Cívica, que necessitam de liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em seguida serão feitos a iluminação e o paisagismo.

As calçadas estão cerca de 70% prontas, com trabalhos concentrados nas instalações de piso podotátil, conforme norma de acessibilidade. Inclusive, o BRT Norte-Sul, extensão de 21,7 km, terá cerca de 44 km de piso tátil para deficientes visuais, tornando-se assim um grande exemplo de acessibilidade.

 

Praça Cívica

Após a obra na Praça Cívica, o anel interno será exclusivo para o transporte coletivo, enquanto o anel externo será para veículos em geral, como carros, motos e caminhões. “Isso é o que já acontece nas grandes cidades do mundo todo, separação de veículos particulares de coletivos, com vias exclusivas e privilegiando o transporte público. Estamos entregando uma obra moderna, eficiente, pensando sempre no cidadão, que vai poder sair mais tarde de casa e chegar mais cedo, ou seja, otimização de tempo”, esclarece o secretário de Infraestrutura Urbana de Goiânia, Fausto Sarmento.

O novo Terminal Isidória, no Setor Pedro Ludovico, está mais amplo, com comércio, banheiros e muito mais conforto ao usuário. Ele está localizado em uma área de 16.500 metros quadrados, com 7.947 metros quadrados de área construída, 8 mil metros quadrados de área de cobertura de plataforma, 35 pilares de concreto in loco, com altura de até 11 metros, e 7.100 metros quadrados de área de pavimento de concreto.

Quando estiver operando, cerca de 80 mil pessoas devem circular por dia pelo terminal, que terá quatro plataformas comuns e uma para o BRT, em uma área de 2.450 metros quadrados. Já foram feitas toda a pavimentação e plataformas do terminal. A estrutura metálica da cobertura é composta por 35 treliças principais, com altura de 2 metros cada. As telhas zipadas, que foram instaladas no terminal, proporcionam uma temperatura mais amena para quem estiver no local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo