Aparecida
Tendência

LEGISLATIVO APARECIDENSE: André Fortaleza tem os votos para se reeleger à presidência da Câmara

Atual presidente já assegurou o apoio de 17 votos, mínimo necessário para assegurar novo mandato, mas pode ampliar esse número até o dia da eleição antecipada para a mesa diretor

Helton Lenine

O presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza (MDB) já assegurou apoio necessário de vereadores – mínimo de 17 votos – para ser reeleito para o segundo mandato à frente da Casa. A eleição foi antecipada, na quinta-feira, 14, por decisão respaldada por 17 votos a cinco, no plenário.

Dos 25 vereadores, seis se posicionaram contrários à antecipação da eleição para a mesa da Câmara Municipal – Aldivo Araújo (MDB), Fábio Ideal (Progressistas), Diony Nery (PSDB), Erivelton Contador (Progressistas), Isac Martins (PL), Kézio Montalvão (Solidariedade) e Lelis Pereira (Progressistas).

Fortaleza vai conversar com esse grupo minoritário de vereadores para reverter votos e conquistar apoio à sua reeleição para o segundo mandato no comando do Legislativo aparecidense (biênio 2023/2024). O presidente da Câmara Municipal nega interferência do prefeito Gustavo Mendanha e do secretário de Articulação Política, Tatá Teixeira. “Não há interferência do Executivo no processo de eleição da Câmara Municipal. É só olhar o meu WhatsApp para constatar que não houve interferência externa”, disse André Fortaleza em conversas com jornalistas.

O vice-prefeito Vilmar Mariano (MDB) chegou a se movimentar para impedir a antecipação da eleição para a mesa diretora, mas recuou quando viu que não havia votos suficientes em plenário para derrubar o projeto. Ele chegou a conversar com o ex-governador Marconi Perillo em busca de votos dos vereadores do PSDB em Aparecida. “André Fortaleza terá o nosso apoio para continuar conduzido de forma correta o Legislativo em Aparecida”, afirmou Gleison Flávio (MDB) à reportagem do Diário de Aparecida.

Ele foi o primeiro vereador a anunciar voto a favor de Fortaleza na primeira eleição. Aparecida de Goiânia segue as pegadas da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Goiânia que anteciparam eleições para a mesa diretora, garantindo novo mandato para Lissauer Vieira (PSB) e Romário Policarpo (Patriota), respectivamente.

Fortaleza não pretende disputar as eleições de 2022, embora seja incentivado por setores do MDB aparecidense a entrar no páreo para mandato de deputado federal e deputado estadual. A disputa pela prefeitura de Aparecida de Goiânia, em 2024, já entrou em debate, mesmo com mais de três de antecedência. No grupo que circula em torno do prefeito Gustavo Mendanha, são vários os pretendentes, entre eles o atual vice-prefeito Vilmar Mariano, o próprio presidente André Fortaleza e o secretário de Articulação Política Tatá Teixeira.

Vilmar Mariano, que vai assumir a prefeitura de Aparecida de Goiânia, caso Gustavo Mendanha renuncie ao mandato em março do ano que vem, confirma que vai concorrer à reeleição. Sua decisão tem aprofundado a crise política no bloco de Mendanha. Há setores da prefeitura que não acreditam na renúncia de Mendanha ao mandato para disputar o governo de Goiás em 2022. Se permanecer no cargo, o prefeito terá influência na escolha do candidato de seu grupo à sucessão municipal de 2024.

Assim, já começou o debate e as disputas internas na prefeitura pela sucessão de 2024, o que poderá prejudicar o próprio projeto de Mendanha para o pleito do ano que vem. Antecipar as eleições de 2024 sem se conhecer os resultados das eleições de 2022 é temerário para os atuais detentores do poder em Aparecida. Diante desse cenário político, a conclusão que se chega que André Fortaleza, com votos suficientes para conquistar o segundo mandato à frente da Câmara Municipal, sai fortalecido desse embate no grupo que gravita em torno do prefeito Gustavo Mendanha.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo