Prefeitura lança sistema de reconhecimento facial nas escolas e Cmeis de Goiânia
A Prefeitura de Goiânia não para de modernizar e investir na Educação da Capital. Ainda em comemoração aos 88 anos da Cidade das Flores, a gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lança nesta quarta-feira (27/10) o Programa Conecta Educação, que vai implantar reconhecimento facial nas escolas e Cmeis e modernizar diversos procedimentos educacionais através do uso da tecnologia.
A solenidade de lançamento será realizada na Escola Municipal Professora Lousinha, no Residencial Itamaracá, a partir das 8h, e contará com a participação do prefeito Rogério Cruz, do secretário de Educação Wellington Bessa e demais autoridades. Na ocasião, terá uma simulação de todo o sistema operacional, com o reconhecimento facial testado pelo prefeito, secretário, professores e comunidade escolar presente.
O sistema de software conta com 22 módulos de integração completa, como serviços de frequência escolar com reconhecimento facial, matrícula on-line, gestão pedagógica, aplicativo mobile, modulação de servidores administrativos e professores, prestação de contas, alimentação escolar, conexão com conselho tutelar, biblioteca virtual, ponto eletrônico, acesso a índices educacionais do Brasil e do mundo, levantamento patrimonial, serviços de saúde, entre outros.
O titular da SME Goiânia, professor Wellington Bessa, pontuou sobre como os módulos do sistema vão facilitar a vida de todos nas escolas e Cmei. “Quando o aluno chegar, vai ter o reconhecimento facial e o pai vai receber um SMS na hora, informando que o filho entrou na escola. Quando for a hora do lanche, o pai vai receber o SMS com o cardápio do dia. Para os professores, diretores, vai acabar a história de ter que ir na Coordenadoria Regional de Educação (CRE) para resolver demanda de frequência, vai ser tudo online por esse sistema”, disse.
O Conecta Educação será implementado em todas as instituições de ensino da rede municipal e a previsão de conclusão da instalação desse sistema é para o mês de dezembro. Portanto, no próximo ano letivo, todas as unidades devem ter a gestão escolar automatizada.