Mostra Especial da 20ª Goiânia Mostra Curtas traz o tema “Nós somos a guerra”
Filmes serão divididos em dois programas e o público poderá conferir também um debate dentro da programação da Mostra. Festival será realizado de 23 a 28 de novembro
Para marcar os 20 anos do festival Goiânia Mostra Curtas, a Curta Mostra Especial terá como tema “Nós somos a guerra”. Serão exibidos curtas-metragens brasileiros produzidos entre 1968 e 2021, em diversas regiões e abordando realidades étnicas, sociais, e culturais de enfrentamento face às opressões. O festival acontece entre os dias 23 e 28 de novembro, totalmente online e gratuito. A lista e informações de filmes dessa mostra estão disponíveis em goianiamostracurtas.com.br.
A Curta Mostra Especial está dividida em dois programas dentro da programação. O primeiro “Dissonâncias e Ecos Subterrâneos” concentra narrativas especulativas e delirantes, que sussurram e gritam as táticas de resistência e contra-ataque utilizadas frente à distopia brasileira. No segundo “Corpos em Transe e em Colisões”, os corpos e corpas são colocados na linha de frente das lutas – em performance e/ou protestos, o corpo se choca, explode, perturba e confronta. Assim como todos os filmes da Goiânia Mostra Curtas, eles serão exibidos por meio da plataforma digital InnSaei.TV, e estarão disponíveis a partir de 25 de novembro às 15h. Também podem ser consultados no site do festival.
A curadoria estará a cargo da pesquisadora e crítica de cinema, Kênia Freitas, que tem ampla experiência no mercado audiovisual. Realizou diversas curadorias, entre elas a das mostras “Afrofuturismo: cinema e música em uma diáspora intergaláctica” (2015), “Diretoras Negras no Cinema brasileiro” (2017-2018), sessão “PretEspaços” na LÂMINA — Mostra Audiovisual Preta (2021) e sessão “Movimentos fabulares” na mostra Cinema Brasileiro: Anos 2010, 10 Olhares. Além disso, integrou as equipes curatoriais do IX CachoeiraDoc (2020) e Festival de Cinema de Vitória (2018).
A diretora geral e produtora da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, destaca a força dessa temática “Nós somos a guerra”, dentro de um cenário desafiador para o audiovisual. “Todos os anos a Curta Mostra Especial apresenta um sentimento, um momento ou forma de expressar contextos através do tema e dos seus programas. Este ano é ainda mais simbólico, diante de tudo que estamos vivendo. Essa discussão também é levada para o debate que faz parte da programação”, explica.
Debate
O debate da Curta Mostra Especial será realizado no dia 28 de novembro, às 17h. Com o tema “Coletivo, anarco, marginal: alianças e conspirações partilhadas nos cinemas em guerra”, o objetivo é promover uma reflexão sobre o cinema como uma arte política coletiva e não hierarquizada, falando sobre a experiência de fazer filmes em agrupamentos e colaborações de cada participante.
A mediação também é de Kênia Freitas, que terá como convidados Gilmar Galache (Ascuri Brasil), Lorran Dias (Anarca Filmes), Liv Costa e Sunny Maia, Esaque Mendes e Nikson Junior (Cine Leblon). O momento poderá ser acompanhado pelo canal do Icumam no YouTube: youtube.com/icumam.
Mais programação
Além da Curta Mostra Especial, a 20ª Goiânia Mostra Curtas terá: Filmes Premiados da Curta Mostra Brasil e da Curta Mostra Goiás nos 20 anos de festival (Curadoria: Maria Abdalla, diretora geral, produtora e curadora); 19ª Mostrinha – Filmes Premiados Pelo Júri Popular Infantil; Curta Mostra Brasil – Os Caminhos Do Brasil, com filmes de 2020 e 2021 (Curadoria: Beth Sá Freire, diretora do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo).
Além disso, haverá ainda homenagem e bate-papo, pocket show, oficina, aula, masterclass e palestra. As inscrições para as atividades formativas online gratuitas seguem abertas e mais informações do evento estão disponíveis em www.goianiamostracurtas.com.br.
Veja a lista completa de filmes da Curta Mostra Especial – Nós somos a Guerra:
Alma no olho (Zózimo Bulbul, RJ, 11 min, 1973)
Brooklin (Coletivo Cineleblon, MG, 22 min, 2020)
Faça uma Ação Revolucionária (FluxoMarginal, CE, 6 min, 2019)
Infecciosxs y Tombadas (Pauletxy Lindacelva, DF, 2 min, 2016)
Intervenção (Pedro Maia de Brito, PE, 4 min, 2015)
Lambada estranha (Darks Miranda, RJ, 12 min, 2020)
Lavra Dor (Ana Carolina e Paulo Rufino, SP, 11 min, 1968)
Pátria (Liv Costa, Sunny Maia, CE, 8 min, 2020)
Relatos Tecnopobres (João Batista Silva, GO, 13 min, 2019)
Tamuia (Denilson Baniwa, AM/RJ, 11 min, 2021)
Trópico Terrorista ou Dreams of a Tropical War (Lorran Dias, RJ, 15 min, 2016)
Yvy Reñoi, Semente da Terra (Ascuri Brasil, MS, 15 min, 2016)