EconomiaGoiâniaGoiás
Tendência

Pit Dogs empregam mais de 25 mil pessoas na grande Goiânia

Conduzidos em sua maioria por famílias, esses estabelecimentos participam da 3ª edição do Festival Burger Time. O evento vai eleger o melhor sanduíche do Estado, assim com o melhor hambúrguer goiano

Quem é que nunca experimentou X-Salada, X-Tudo ou X-Bacon?! Esses lanches tão saborosos se tornaram tradicionais no cardápio da população, especialmente em Goiás. São elaborados em Pit Dogs, pequenos empreendimentos considerados patrimônio cultural e imaterial de Goiás e de Goiânia. Esses quiosques montados em praças e calçadas, e que fazem sanduíches preparados na hora, representam um dos principais símbolos da culinária de rua.

Além de movimentar a gastronomia, os Pit Dogs contribuem para estimular a economia e o turismo no Estado. Segundo dados do Sindicato dos Proprietários de Pit Dogs de Goiânia (Sindpitdog), são 2,9 mil estabelecimentos espalhados por Goiás, sendo 2 mil somente na capital. O segmento emprega 40 mil pessoas no Estado, sendo 25 mil na grande Goiânia. “O nosso produto é querido e saboreado pelos goianos, é patrimônio. A população, inclusive, tem a tradição de ao fim de qualquer evento festivo, frequentar Pit Dogs”, ressalta o presidente do (Sindpitdog), Ademildo Pereira.

De 16 de junho até dia 2 de julho, o Pit Dog ganha atenção especial em Goiânia e Aparecida: é que esse estabelecimento é uma das categorias do Festival Burger Time, evento que está sendo realizado para eleger o melhor sanduíche (pit dog) e o melhor hambúrguer de Goiás (hamburguerias). Público e jurados podem visitar os 59 participantes do Burger Time, no período de 17 dias, experimentar os lanches elaborados exclusivamente para o evento e votar nas duas categorias. A organização do Festival estima que mais de 32 mil hambúrgueres e sanduíches serão comercializados, movimentando economicamente vários segmentos produtivos.

No caso de Pit Dog, são 21 casas disputando o título de melhor do Estado. E os estabelecimentos buscaram inovar para conquistar o público e o troféu de vencedor. O Eldorado Burg, campeão em 2022 na categoria Pit Dog, trouxe para o Festival, neste ano, o X-Patrimônio Hambúrguer de Cupim Especial. Trata-se de um lanche que tem como ingrediente principal o hambúrguer especial de cupim com queijo prato. A Sanduicheria Katatau elaborou o Galeto Katatau, que mistura pão com coxa e sobrecoxa de frango, além de outros ingredientes. Já os pit dogs Deu Fome Bueno e Sanduai apostaram na costela como proteína dos sanduíches. “Existem pessoas de outros estados que quando vêm a Goiás, especialmente a Goiânia, não podem ir embora sem antes passar em um pit dog e saborear algum lanche. É uma tradição importante, que precisa ser valorizada. E o Festival veio exatamente para mostrar a importância desses pequenos negócios, em sua maioria, mas que são grandes para a cultura e a economia goiana”, destaca Cynnara Bretas, organizadora do Burger Time.

Como eleger

A votação é feita por meio de QR Code disponível no display de mesa nos estabelecimentos ou pelo site: www.festivalburgertime.com.br. Após a contagem dos votos, serão premiados e reconhecidos os três primeiros colocados de cada categoria, resultando na eleição do melhor hambúrguer e do melhor sanduíche (pit dog) de Goiás. O anúncio dos vencedores ocorrerá em solenidade prevista para o mês de julho.


É lei em Goiás e Goiânia, e deve ser tornar em Aparecida

Desde outubro de 2020, Pit Dog é considerado patrimônio cultural e imaterial de Goiás e de Goiânia. O governador Ronaldo Caiado sancionou a lei nº 20.872, que declara como patrimônio cultural imaterial a gastronomia e a cultura dos pit dogs, quiosques montados em praças que fazem sanduíches preparados na hora. A lei explica que os pit dogs são lugares totalmente democráticos, frequentados por todas as classes sociais, proporcionando um momento de lazer para as famílias e que, durante décadas, fazem parte do costume da população.

O prefeito da capital, Rogério Cruz, também sancionou, no dia 8 de junho de 2021, lei municipal que reconhece os pit dogs como patrimônio cultural e imaterial de Goiânia. Já a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia aprovou, no dia 13 de junho deste ano, o Projeto de Lei nº 026/2023, que declara a gastronomia e a cultura dos pit dogs como patrimônio cultural e imaterial de Aparecida. Agora, o texto será enviado para o Poder Executivo para ser sancionado, e virar lei, ou vetado.

Serviço 3ª edição do Festival Burger Time

Período: 16 de junho a 2 de julho de 2023
Local: 59 estabelecimentos entre pit dogs, hamburguerias, bares e restaurantes
Mais informações: www.festivalburgertime.com.br

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Leia também https://www1.diariodeaparecida.com.br/viva-cristiano-araujo-maus-bocados-nova-versao/

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo