Oscar José Gutierrez é campeão do Circuito Dove Men+Care La Legión em Aparecida de Goiânia (GO)
ITF M/W 25 também teve o título da andorrana Victoria Jimenez Kasintseva, de apenas 16 anos
O ITF M/W 25 de Aparecida de Goiânia (GO) terminou com o gaúcho Oscar José Gutierrez como campeão da categoria masculina. Neste domingo, ele derrotou o paulista Daniel Dutra da Silva para conquistar o troféu da segunda etapa do Circuito Dove Men+Care La Legión no Brasil. No feminino, a promissora andorrana Victoria Jimenez Kasintseva venceu a húngara Panna Udvardy e faturou o primeiro título profissional da carreira. O torneio distribuiu um total de 50 mil dólares em premiação.
Com apenas 16 anos, Kasintseva (378ª na WTA) mostrou um tênis de alto nível para superar a favorita Panna Udvardy (118ª). Em 1h44min, ela ganhou por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/5. “No começo do ano, eu havia colocado como meta conquistar o meu primeiro título profissional, e agora estamos em novembro e fico muito feliz pela conquista”, comemora. “Foi uma semana incrível e só tenho a agradecer a todos que me apoiaram. Foi um ótimo torneio, uma excelente organização em um clube incrível”, completou a campeã.
Na final do torneio masculino, Oscar Gutierrez (571º na ATP) desafiou o paulista Daniel Dutra Silva (432º) e levou a melhor. Com um primeiro set impecável, ele fechou a parcial em 6 a 0 e ganhou ainda mais confiança para encaminhar o título. Apesar da recuperação do adversário no segundo set, Gutierrez conseguiu manter o foco para fechar em 6/4 em 1h28min de partida.
“Foi uma semana muito especial para mim. Eu vinha de algumas derrotas sofridas, que eu não entendia por que estavam ocorrendo, mas tudo isso valeu de aprendizado para chegar a esse momento especial e ficar com o título. Jogar este circuito dentro de casa, no Brasil, é um diferencial para todos nós brasileiros, eleva o nível de tênis de todo mundo. Por isso, só temos a agradecer à CBT e à Dove Men+Care por fazer isso possível para nós”, destacou Gutierrez.
O torneio também teve a disputa de duplas no sábado. Na final masculina, Daniel Dutra Silva e Gustavo Heide venceram o colombiano Alejandro Gonzalez e o argentino Matias Zukas por duplo 6/3. No feminino, a brasileira Laura Pigossi e a tcheca Anna Siskova venceram a holandesa Merel Hoedt e a alemã Luisa Meyer por 6/2 e 7/6 para ficarem com o título.
Sequência de torneios no Brasil
O Brasil segue na rota de grandes torneios de tênis. A partir de 21 de novembro, a Confederação Brasileira de Tênis realiza o Aberto da República em Brasília, torneio combinado que terá a realização de um ATP Challenger 80 e um ITF W60. Na sequência, São Paulo recebe um ATP Challenger 80 a partir de 28 de novembro, e depois Florianópolis (SC) sedia outro ATP Challenger 80 a partir de 5 de dezembro.
O Circuito Dove Men+Care La Legión no Brasil é realizado e organizado pela Confederação Brasileira de Tênis, com patrocínio de Dove Men+Care, BRB – Banco de Brasília, Wilson, Grupo La Pastina, W.A Sport, Latam Airlines, Fujioka Distribuidor e realizado no Country Clube de Goiás. A série de eventos conta com a chancela da Federação Internacional de Tênis (ITF) e da Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat).