Aparecida
Tendência

Saúde: Teto da UPA do Buriti Sereno desaba durante chuva e assusta pacientes em Aparecida

Discussões nos grupos de denúncias das redes sociais revelam sentimento de descaso e indagações da população que pergunta como está sendo aplicado o dinheiro público

Na manhã de ontem, 16, o Diário de Aparecida recebeu a reclamação por meio de vídeos que registraram o desabamento do teto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Buriti Sereno, localizada na Rua Barão de Mesquita, S/n Jardim Buriti Sereno. Imediatamente a redação procurou pela veracidade das imagens, e em contato com a unidade de saúde, constatou-se que de fato o teto havia cedido.

“O teto cedeu aqui dentro da Upa do Buriti Sereno, acabou de desabar, perigoso é atingir um dos pacientes. Como a gente vai confiar numa obra mal feita de má qualidade. Está cheio de água, que vergonha dessa prefeitura. Como vai atender os pacientes?”, falou um dos reclamantes.

A atendente da chamada telefônica confirmou o ocorrido e disse que pacientes e funcionários se assustaram, “mas está tudo indo normal agora”. A reportagem acionou a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que deu a entender não ter conhecimento do ocorrido até aquele momento, porém, após verificarem, respondeu que por conta das chuvas fortes infiltrações e rachaduras fizeram com que o gesso cedesse.

Nas imagens vê-se, aberturas no teto, a água da chuva descendo com abundância e paciente como testemunha. As discussões nos grupos de denúncias das redes sociais foram acaloradas e o sentimento de descaso e vastas indagações de como está sendo aplicado o dinheiro público proliferaram.

A UPA Ambrosina Coimbra Bueno, conhecida como Upa Buriti Sereno, foi inaugurada em 17 de julho de 2015, gestão municipal de Maguito Vilela. A unidade era aguardada com anseio pela população desde a interdição do Cais do Garavelo três meses antes, mês de abril do mesmo ano. Foram investidos R$ 4 milhões na estrutura física, recursos do Governo Federal com contrapartida do Tesouro Municipal e mais R$ 4 milhões na compra de equipamentos.

A unidade tem sido alvo constante de denúncias feitas pela população nas redes sociais e nas mídias eletrônicas locais onde mostram as condições precárias da infraestrutura. A SMS informou ao DA que o processo licitatório para reforma já está em andamento. Vamos aguardar.

 

Nas primeiras chuvas deste ano, precisamente no mês de fevereiro de 2021, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geraldo Magela, no Parque Flamboyant, sofreu alagamentos que comprometeram os atendimentos. Quem estava no local relatou que a água chegou quase na canela. Na época, a Secretaria de Saúde da esclareceu que uma equipe de manutenção foi acionada e que o atendimento na unidade já está normalizado. Inaugurada no dia 30 de junho de 2017, a UPA do Parque Flamboyant tem capacidade para realizar de 350 a 500 atendimentos por dia.

Nota na íntegra

A Secretaria de Saúde de Aparecida esclarece que na noite do último sábado, 13 de novembro, em virtude das fortes chuvas, o telhado de um dos corredores da UPA Buriti apresentou problemas de infiltração e rachaduras e parte do gesso cedeu.

A secretaria informa que a equipe de manutenção da pasta foi acionada de imediato para providenciar todos os reparos necessários. No momento do ocorrido, os atendimentos foram interrompidos por cerca de três horas para organização do fluxo da unidade. A Secretaria informa ainda que já iniciou o processo licitatório para uma ampla reforma da UPA Buriti.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo